Conheça o cemitério onde será sepultado o corpo do Rei Pelé, em Santos

Cemitério mais alto do mundo, o Memorial Necrópole Ecumênica foi o local definido para receber o corpo de Pelé, falecido na última quinta-feira, em decorrência de complicações causadas por um câncer no cólon. Localizado em Santos, o espaço foi escolhido pelo próprio Rei do Futebol, ainda em 2003. Abaixo, o LANCE! explica os motivos da escolha e apresenta a, você, fã do tricampeão mundial, o local onde ficará o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o eterno Pelé.

Próximo à Vila Belmiro, o cemitério receberá Pelé nesta terça-feira, pouco depois das 10h, após velório realizado no estádio do Santos e cortejo pelas ruas da cidade até o local. A cerimônia no Memorial Necrópole Ecumênica será reservada para familiares e amigos próximos do Rei.

ADEUS AO REI DO FUTEBOL:

O cemitério é atração da cidade de Santos por conta de sua altura. Homologado pelo Guiness, o livro dos recordes, o espaço é conhecido como o cemitério vertical mais alto do mundo. Por esse e outros motivos, Pelé escolheu o local para o seu sepultamento, em 2003.

- Escolhi por sua organização, limpeza e estrutura. É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério - disse o Rei, em entrevista concedida ao jornal "A Tribuna".

São 40 mil metros quadrados, com 90% da área preservada de Mata Atlântica a aproximadamente 18 mil lóculos. Em 2015, o Memorial Necrópole Ecumênica recebeu prêmio de necrópole mais visitada do mundo, no Encontro Mundial dos Cemitérios, na Espanha.

Além disso, são realizados diferentes serviços: lóculos, onde ficam os caixões, cremação, cinerário, ossário, mausoléu e tributum.

Cemitério foi inaugurado em 1991 (Foto: Memorial Necrópole Ecumênica)
Cemitério foi inaugurado em 1991 (Foto: Memorial Necrópole Ecumênica)

Nascido em Três Corações, em Minas Gerais, Pelé viveu em Santos após encerrar a carreira como jogador de futebol com seus pais e filhos. Alguns de seus familiares estão no espaço que aguarda o Rei, como seu pai João Ramos do Nascimento (Dondinho), falecido em 1996, Jair Arantes do Nascimento (Zoca), morto em 2020, aos 77 anos. Dupla de Pelé no Santos, Coutinho, falecido em 2019, também está enterrado no espaço.

Fator importante para a escolha, o lóculo de Pelé tem vista para a Vila Belmiro, estádio do seu clube de coração. Pelé é o maior ídolo da história do Santos, do futebol brasileiro e do planeta, e se consagrou com grandes atuações, sobretudo, na Vila.

Edson Arantes do Nascimento faleceu na última quinta-feira, com falência múltipla de órgãos decretada em boletim médico do Hospital Albert Einstein, onde estava internado há cerca de um mês. O Rei do Futebol deixa seis filhos, sua esposa Márcia Aoki e sua mãe Celeste, que completou 100 anos no dia 20 de novembro.