Conheça Bryan Gil, estrela em ascensão do Eibar, próximo rival do Real Madrid no Espanhol

LANCE!
·3 minuto de leitura


Não são muitos os jovens de 17 anos que tentam dar uma forte jogada de corpo no veterano do Atlético de Madrid Diego Godín, ainda mais logo em sua estreia na La Liga. Mas o atual ala e destaque do Eibar, Bryan Gil, sempre foi fora do comum. E é isso que o clube espera que ele faça no grande duelo contra o Real Madrid em Ipurua no próximo domingo, às 17h (de Brasília).

+ Quem é o maior campeão europeu da década?

Nascido na cidade de Barbate, na província de Cádiz, no sul da Espanha, Gil foi convidado a ingressar no sistema juvenil (a categoria de base) do Sevilla FC com apenas 10 anos. Ele avançou rapidamente na categoria, muitas vezes sendo escolhido em times com jogadores um ou até dois anos mais velhos. Um grande avanço veio na temporada 2018/2019, quando marcou quatro gols e deu seis assistências em 23 jogos pelo time juvenil do Sevilla Atlético, que joga na terceira divisão.

A estreia na equipe principal aconteceu em janeiro de 2019, com Gil experimentando o gostinho da atmosfera de Ramon Sanchez-Pizjuan durante um confronto de alto nível contra o Atlético de Madrid. Duelo esse que foi bastante equilibrado, e terminou empatado em 1 a 1. Alguns minutos em campo foram suficientes para causar uma grande impressão, inclusive no veterano vencedor da La Liga Godín.

+ Confira a tabela do Campeonato Espanhol

Gil passou a receber mais chances e a ganhar experiência fora do banco. E quando serviu o companheiro de equipe Munir El Haddadi para marcar na vitória por 2 a 0 sobre o Real Valladolid em abril, ele se tornou o primeiro jogador nascido no século 21 a dar uma assistência em qualquer uma das cinco principais ligas da Europa. Poucas semanas depois, se tornou o primeiro desta nova geração a marcar no Espanhol, com um belo chute de pé esquerdo para encerrar o placar na vitória por 5-0 sobre o Rayo Vallecano.

O jogo expansivo de Gil, e a personalidade tranquila fora do campo, lembravam a muitos no Sevilla seu herói de infância e agora capitão do clube, Jesús Navas, embora a competição por vagas no Sanchez-Pizjuan limitasse suas chances de jogar. Portanto, janeiro de 2020 trouxe uma nova mudança: o empréstimo para o Leganés. Onde embora uma batalha contra o rebaixamento não tenha sido um ambiente fácil para o jovem, ele conquistou uma vaga regular no final da temporada, até marcando no empate de 2 a 2 com o então já campeão Real Madrid.

Bryan Gil - La Liga
Bryan Gil - La Liga

(Foto: Divulgação/La Liga)

Sem surpresa, o verão europeu trouxe mais interesse de diferentes clubes da LaLiga, com o SD Eibar vencendo a batalha para pegá-lo por empréstimo para a temporada 2020/2021 - e ele se juntou ao clube de Ipurua ao lado do jovem do Sevilla FC Alejandro Pozo. Mais uma vez, ele teve que trabalhar muito para impressionar o novo técnico Jose Luis Mendilibar, mas o rápido aprendizado ganhou muitos novos admiradores com suas habilidades de drible e criatividade, e não se esquivando do trabalho duro sem a bola.

Já a nível internacional, o progresso de Gil também tem sido suave. Ele venceu um campeonato europeu Sub-19 com a Espanha no verão europeu de 2019, com Ferran Torres do Manchester City e Sergi Gomez do Huesca como companheiros de equipe. E desde que avançou para o Sub-21 neste outono europeu, ele ofuscou Pedri, do Barcelona, ao ser eleito o melhor em campo na vitória, nas eliminatórias da Euro, sobre as Ilhas Faroe em novembro.

Gil não fará 20 anos até fevereiro, quando provavelmente já terá se estabelecido como a ameaça de ataque mais emocionante da atual equipe do Eibar. Olhando para o longo prazo, muitos no Sevilla sentem que já têm um sucessor de longo prazo para Navas, agora com 35 anos. No momento, porém, a mais recente estrela em ascensão de La Liga está de cabeça baixa, de olho na bola e totalmente focado em aproveitar ao máximo todas as oportunidades que tiver.