Confusão em jogo acarreta em suspensão a Lyon e Besiktas em torneios da UEFA

Times da França e Turquia não poderão disputar próxima competição europeia para a qual se classificarem. Punição é devido a problema na Europa League

Besiktas e Lyon estão fora do próximo torneio europeu que se classificarem. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (19) pela UEFA. A sanção aos clubes é devido à confusão de suas torcidas na partida de ida das quartas de final da Europa League.

A suspensão não é a única pena. As equipes pagarão multa de 100 mil euros (R$ 330 mil na cotação atual). A decisão vale um ano. Caso o fato se repita, serão acrescidos 12 meses à decisão do órgão que rege o futebol no Velho Continente.

A confusão ocorreu antes de rolar a bola no jogo da última quinta-feira. De acordo com testemunhas, os torcedores turcos entraram em confronto com a polícia francesa fora do campo e, já dentro do estádio Parc Olympique Lyonnais, atiraram fogos de artifício na torcida da equipe mandante. Assustados, os franceses invadiram o gramado, e o tumulto ficou generalizado.

A decisão da UEFA explica que a punição ao Lyon é em função do "distúrbio, dos fogos de artifício, incapacidade de organização e invasão de campo". O Besiktas, além desses motivos, foi punido também porque sua torcida arremessou objetos no gramado