Confira quais estados suspenderam a folga de Carnaval
Para evitar aglomerações, festas e viagens, vários estados e municípios cancelaram a folga nos dias de Carnaval em 2021. O objetivo é diminuir a transmissão da covid-19, que segue em alta no Brasil. Os governos municipais já haviam cancelado festas e desfiles carnavalescos de 2021.
Como o Carnaval não é um feriado nacional, os governos precisam decretar ponto facultativo para não haver expediente no setor público. Já o setor privado pode operar sem restrições no ponto facultativo.
Leia também:
Em 21 estados, o expediente será normal nas repartições públicas e haverá aulas nas escolas que já retomaram as atividades presenciais. Pelo menos cinco tribunais de justiça estaduais - que podem determinar regras próprias - terão expediente nos dias de Carnaval.
O governo federal resolveu manter o ponto facultativo, exceto para serviços públicos essenciais. Legislativo e Judiciário federais também dispensaram os servidores nos dias de Carnaval.
Já agências bancárias e estabelecimentos comerciais têm autonomia para decidir se vão funcionar ou não durante os dias de Carnaval.
São Paulo, Pernambuco e Ceará são alguns dos estados que anunciaram a suspensão do ponto facultativo.
Os únicos estados que decidiram manter a folga são: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima e o Distrito Federal.