Comrades virtual: Ultracorrente do bem

Rodrigo March
LANCE!


Desde a quarentena já tinha visto uma ou outra chamada para corridas "virtuais", daquelas que você se inscreve, corre a distância onde quiser e transmite o seu tempo. Para mim, faltava uma motivação maior, até que vi um post do ultramaratonista Cristiano Marcelino, de Niterói (RJ). Neste domingo (14), ele vai correr 90km da Race the Comrades Legends, a Comrades virtual, criada pela Comrades Marathon, uma das ultramaratonas mais famosas do mundo, realizada desde 1921, na África do Sul.

Ocorre que este ano a ultra foi cancelada em virtude da pandemia – de 1941 a 1945 também não houve edições durante a Segunda Guerra. O que fez a organização? Lançou a modalidade “virtual”, com inscrição revertida para um fundo que ajudará atletas impactados pela Covid-19. Custa 470 Rands, cerca de R$ 140, e você ainda pode fazer doações ao se inscrever, a partir de 25 Rands.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Todos que enviarem o seu tempo receberão certificado, medalha virtual que pode ser compartilhada nas redes sociais e medalha física, que será remetida posteriormente. O número de peito chega para impressão por e-mail. Além dos 90km, há percursos de 5km, 10km, 21km e 45km. Já são mais de 32 mil inscritos no mundo - a estimativa é que ultrapasse os 35 mil, a maioria nas distâncias até meia maratona. Deste total, cerca de 1.400 são brasileiros - segundo o ultramaratonista Nato Amaral, embaixador da Comrades no Brasil, esse número pode chegar a 1.600. Até a última quarta-feira (11), o Brasil era o segundo país com mais participantes, atrás da África do Sul.

Mas voltando ao Marcelino que me inspirou… Ele está aproveitando o mote da sua participação e arrecadando alimentos, ao longo da semana, para os idosos do Abrigo Cristo Redentor, em São Gonçalo (RJ). Também está convidando outros atletas a se inscreverem para correr ao seu lado nas distâncias menores. Para isso, dividiu os 90km em cinco trechos, com largada à meia-noite e término às 22h do dia 14.

Como eu não corro mais no ritmo proposto (o pace será de 5m20s/km), estou ajudando a divulgar a iniciativa e me inscrevi nos 10km com uma pequena doação.

Quem quiser se juntar ao Marcelino ou ajudar participando da prova no seu ritmo deve se inscrever no site: https://www.ultimatesportservice.com/race-the-comrades-legends/.

Ah, o Marcelino também aceita depósitos para compra de alimentos para o Abrigo.


Leia também