Como são feitas as medalhas das Olimpíadas?

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 min de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
The medals and tray to be used for the medal ceremonies at the Tokyo 2020 Olympics Games are seen during an event to mark 50 days to the opening ceremony, at Ariake Arena in Tokyo on June 3, 2021. (Photo by ISSEI KATO / POOL / AFP) (Photo by ISSEI KATO/POOL/AFP via Getty Images)
As medalhas que serão dadas aos atletas em Tóquio (ISSEI KATO/POOL/AFP via Getty Images)

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão chegando! A disputa esportiva mais importante do mundo seria organizada em 2020, mas foi adiada diante da pandemia global da Covid-19. Agora chegou a hora de pensar no pódio! E por falar nisso você vai se surpreender ao descobrir como são feitas as medalhas das Olimpíadas? E por que o prêmio das Olimpíadas são medalhas?

Como são feitas as medalhas das Olimpíadas?

Você já deve ter ser perguntado: “como é feita a medalha das Olimpíadas?” Nós também! E pasmem, as medalhas dos Jogos de Tóquio são feitas de material reciclável.

Leia também:

Mas não se desespere, elas ainda continuarão sendo de ouro, prata e bronze. Só que o material reciclável foi retirado de aparelhos eletrônicos reciclados. Sim, acredite, seu celular, fone de ouvido, relógio, caixa de som... muitos equipamentos como estes possuem metais nobres e valiosos em seus componentes.

Segundo o Comitê Olímpico Japonês, 79 mil toneladas de aparelhos eletrônicos usados, como videogames, notebooks, câmeras digitais e celulares, foram recolhidos entre 2017 e 2019.

Os eletrônicos usados foram doados pelo povo japonês através de caixas coletoras de ruas e lojas em 1621 cidades do país. Depois de recolhidos, os equipamentos foram desmontados para que 32 quilos de ouro, 3500 de prata e 2200 de bronze fossem extraídos. Em 2016, no Rio de Janeiro, cerca de 30% das medalhas também foram fabricadas a partir de materiais reciclados.

Por que o prêmio das Olimpíadas são medalhas?

Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a premiação para os campeões olímpicos era uma coroa de folhas de oliva. Provavelmente você já viu alguma imagem ou estátua com esse apetrecho, certo?

No entanto, a organização dos jogos modernos mudou a premiação. Na primeira edição - as Olimpíadas de Atenas, em 1896 – já não existia mais a coroa. O vencedor recebia uma medalha de prata e o segundo colocado, uma de bronze.

Na segunda edição, em 1900 (Paris), os campeões receberam placas e troféus como premiação. Apenas em 1904, em Saint Louis, medalhas de ouro, prata e bronze foram concedidas aos vencedores olímpicos. Isso porque já existia essa tradição na Associação Nacional de Atletas Amadores em campeonatos esportivos, dos Estados Unidos, o país sede dos jogos.

A tradição foi incorporada pelo Comitê Olímpico Internacional. Historicamente, as medalhas representariam as três fases do homem na mitologia grega, de onde as Olimpíadas foram originadas.

A Idade do Ouro diz respeito à época em que os homens viviam junto aos deuses do Olimpo. A Idade da Prata simboliza a juventude longeva de cem anos. E a Idade do Bronze, a Era dos Heróis.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos