Como pronuncia Catar corretamente?

Logo da Copa do Mundo de 2022 no Qatar. Foto: FRANCK FIFE/AFP via Getty Images)
Logo da Copa do Mundo de 2022 no Qatar. Foto: FRANCK FIFE/AFP via Getty Images)

O período de Copa do Mundo é o momento que permite o aprendizado com povos de diversas nações, ou seja, sempre há transmissão do conhecimento de vários hábitos culturais e línguas. Nesse sentido, como é que se pronuncia Catar corretamente?

A pronúncia ideal de Catar não é aquela que é ouvida nas línguas locais durante a disputa da Copa do Mundo, ou seja, não deve ser escrita pelo alfabeto latino. A sugestão fica a recorrer a um professor online qualificado para que lhe possar instruir da melhor maneira possível.

Leia também:

A dificuldade decorre de “sons enfáticos que o inglês não possui”, disse Amal El Haimeur, linguista e professor de árabe da Universidade do Kansas, em entrevista para o Yahoo Sports, dos Estados Unidos. Há no nome árabe do Catar, دولة قطر, três letras, duas das quais são estranhas para a maioria das pessoas do ocidente.

A primeira letra é com “k” profundo ou “g” forte, que depende do dialeto, e depois existe a vogal sem ênfase próxima a “ā”. O segundo é um “t” gutural. São denominadas de consoantes “veralizadas” ou “uvulares”, o que significa que exigem que o falante pressione a parte de trás da língua contra o céu da boca. “É produzido pela obstrução do fluxo de ar [pela] boca”, completou El Maimeur. E o som final é “ar” com “r” enrolado. Ou seja, em árabe, Catar se pronuncia "kãtar", com o "r" enrolado.

É o tipo de mudança que se torna comum para outro idioma, principalmente quando se refere ao inglês. “Em qualquer idioma, como para mim quando falo inglês, se não tiver um som em meu [primeiro idioma], irei substituí-lo pelo som mais próximo em meu idioma”, afirmou El Maimeur.

Assim como o seu antecessor Joseph Blatter, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, terá várias interpretações do nome do país sede deste Mundial. Escolha que não é exclusividade da autoridade máxima do futebol.

“Qualquer idioma, qualquer palavra. Com o tempo, as pessoas começam a mudá-lo para torná-lo mais fácil de dizer”, falou o diz Mohammed Aldawood, professor de árabe da American University em Washington D.C, para o Yahoo Sports.