Como participar de leilões online da Receita Federal

·2 min de leitura

Com os avanços do mercado digital, a popularidade de leilões online tem crescido bastante ao longo dos anos. Nessa perspectiva, a Receita Federal, disponibiliza diversos editais com propostas de itens a serem leiloados. Em nossa matéria, descubra o que é necessário para participar dos leilões online da Receita Federal.

Como funcionam os leilões online 

O leilão online ou leilão eletrônico, tem como principal objetivo garantir a experiência em leilão através plataformas digitais. Essa nova categoria de leilão surgiu em decorrência da necessidade de plataformas digitais que promovam a experiência remota do comprador, além de garantir confiabilidade e segurança aos participantes. O funcionamento desses eventos tem como base a essência do leilão tradicional:

  • Uma venda pública (nesse contexto uma venda online) que permite a participação de um grande número de interessados no negócio;

  • É estipulado um valor mínimo para o item ou conjunto de itens que está sendo submetido a leilão;

  • Vence o leilão o comprador que der o lance mais alto em cima do valor mínimo estipulado;

O que é preciso para participar de leilões online da Receita Federal

Acesso ao eCAC e Certificado Digital 

Para participar de leilões online da Receita Federal, você deverá acessar o site do eCAC. Para isso, é necessário ter realizado a declaração de imposto de renda dos dois últimos exercícios através do CPF utilizado. Além disso, você deve acessar o site com o código de acesso de seu Certificado Digital.

Acesse o portal utilizando o código de acesso de seu Certificado Digital - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)
Acesse o portal utilizando o código de acesso de seu Certificado Digital - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Um Certificado Digital, é um arquivo eletrônico que serve como identidade virtual, garantindo autenticidade e segurança. Com o certificado, pessoas físicas e pessoas jurídicas podem realizar transações e assinar documentos digitalmente de qualquer lugar do mundo. Através do eCAC, você poderá realizar lances em leilões da Receita Federal.

Página inicial do eCAC - (Captura: Canltech/Felipe Freitas)
Página inicial do eCAC - (Captura: Canltech/Felipe Freitas)

Para realizar lances e apresentar propostas em leilões da Receita Federal, acesse a aba "Outros" e em seguida clique na opção "Serviços de Leilão Eletrônico - SLE", então será possível enviar propostas de valores de compra para lotes de mercadoria apreendida, com vista a se classificar para a fase de ofertas de lances em leilões realizados por meio da internet.

Clique em "Serviços de Leilão Eletrônico - SLE" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)
Clique em "Serviços de Leilão Eletrônico - SLE" - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Onde encontrar Leilões da Receita Federal 

Você pode encontrar leilões da Receita Federal através do site (http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal). Nesse site, você pode visualizar quais propostas de leilão estão em aberto. Através dos editais, você pode encontrar mais informações sobre o seu funcionamento, participação, valores de lances, entrega de mercadoria, etc.

Portal da Receita com os editais de leilões - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)
Portal da Receita com os editais de leilões - (Captura: Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora você sabe como participar de leilões online da Receita Federal.

Fonte: Canaltech

Trending no Canaltech:

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos