Como estão os jogadores que conquistaram a medalha de ouro há um ano?

Há exatamente um ano, comandado por Neymar, Gabriel Jesus e companhia, o Brasil faturava o tão sonhado ouro olímpico, único título que faltava ao futebol pentacampeão do mundo. Com um Maracanã lotado, que relembrou os velhos tempos do futebol brasileiro, a Seleção derrotou a Alemanha nos pênaltis e fez um verdadeiro carnaval fora de época no Rio de Janeiro.

A conquista foi muito além de um capricho por uma medalha que faltava, foi talvez o ponto de virada do Brasil, que deste então, reencontrou a boa fase e reconquistou o carinho da torcida brasileira. De lá para cá o sorriso voltou no rosto de um povo que sofreu com os 7 a 1 da Copa do Mundo.

E hoje, um ano depois, por onde andam os heróis desta conquista?

Um dos destaques da grande decisão contra a Alemanha, a vida do goleiro Weverton mudou bastante. Desde então, passou a ser chamado com frequência pelo técnico Tite ficando de fora de apenas uma convocação, a última. Ele segue no Atlético-PR e briga forte por uma vaga na Copa do Mundo. Seu reserva, Uilson, não entrou em nenhum jogo durante a Olimpíada mas ganhou muita moral com Rogério Micale. Inclusive, os dois trabalham juntos agora no Atlético-MG.

Weverton medalha de ouro 20082016

(Foto: Getty Images)

Na zaga, um dos pontos mais fortes da Seleção no torneio, Marquinhos foi o grande xerife. A personalidade e qualidade do zagueiro fizeram com que Tite o escolhesse como titular da Seleção principal e é indiscutivelmente o dono da posição. Ao lado dele, Rodrigo Caio vem ganhando cada vez mais espaço com o treinador e mesmo diante da má fase do São Paulo, o zagueiro foi escolhido para integrar a lista dos 23 convocados para os jogos contra Equador e Colômbia, pelas Eliminatórias. 

Marquinhos Rodrigo Caio Brazil South Africa Rio 2016 Olympics 04082016

(Foto: Lucas Figueiredo / MoWa Press / Divulgação)

Luan, por sua vez, trocou o Vasco pelo Palmeiras numa transação que rendeu ao clube cruzmaltino cerca de 10 milhões de reais. Com a lesão de Mina, passou a ser titular da equipe de Cuca onde vem ganhando cada vez mais espaço.

Na lateral, Douglas Santos foi contratado pelo Hamburgo mas está sem espaço no clube alemão. Por outro lado, Zeca pode estar bem próximo de deixar o futebol brasileiro, recentemente ele tirou a cidadania italiana o que pode ajudar e muito numa futura transferência. Ele é titular do Santos, invicto na Copa Libertadores da América. Já William, trocou o Internacional pelo Wolfsburg e vai encarar a sua primeira temporada no futebol europeu.

Zeca Denmark Brazil Rio 2016 Olympics 10082016

(Foto: Nelson Almeida / Getty Images)

Na meiuca, Thiago Maia é outro que acertou a transferência nesta janela. Ele deixou o Santos, onde era titular absoluto, rumo ao Lille. Walance, considerado uma das maiores promessas do meio-campo brasileiro enfrentou problemas por falta de espaço no Hamburgo, mas segue no clube alemão. Enquanto isso, Rodrigo Dourado vem se destacando e muito na campanha do Internacional, na série B do Campeonato Brasileiro.

Thiago Maia Rafinha Brasil treino Seleção 15082016

(Foto: Lucas Figueiredo / MoWa Press / Divulgação)

Rafinha continua enfrentando problemas com lesões no Barcelona e Renato Augusto está praticamente carimbado na Copa do Mundo da Rússia. Ele é um dos homens de confiança do técnico Tite e forma uma grande trinca no meio-campo com Casemiro e Paulinho. Na Lazio, Felipe Anderson vem de uma grande temporada, dono da camisa 10 ele é um dos grandes destaques do time italiano e está entre os brasileiros que vive a melhor fase no futebol europeu.

No ataque, quase todo o quarteto de ouro está em alta, exceto Gabigol que enfrentou muitas dificuldades na Inter de Milão. Neymar, se tornou a maior contratação da história ao se transferir para o PSG por cerca de 222 milhões de euros, e vem tendo grandes atuações com a camisa da Seleção. 

Neymar Luan Gabriel Jesus Honduras Brasil Seleção Olimpiada 17082016

(Foto: Getty Images)

Gabriel Jesus se adaptou rapidamente ao Manchester City e assumiu o papel de camisa 9 da Seleção Brasileira. Ele é sem dúvida atualmente um dos jogadores mais queridos pelos torcedores. Luan, que teve uma queda após os jogos, reencontrou o bom futebol e é de longe o melhor jogador que atua no futebol brasileiro. Pode deixar o Brasil em breve, já que vem desperto o interesse de vários clubes na Europa.