Como dormir bem se você só pensa em coronavírus

Yahoo Vida e Estilo
Cuidar do sono é essencial para manter a imunidade alta, o foco e a energia para superar um momento de crise (Foto: Getty Creative)
Cuidar do sono é essencial para manter a imunidade alta, o foco e a energia para superar um momento de crise (Foto: Getty Creative)

Em seu livro "Mude seus horários, mude sua vida", o médico ayurvédico Dr. Suhas Kshirsagar explica como o corpo humano funciona como qualquer outro ser vivo do planeta: com um ciclo que começa e termina segundo o movimento do Sol. Ali, ele diz como dormir bem é essencial se você quer ter mais foco e energia durante o dia, por exemplo. O que, talvez, o médico não tenha considerado ao escrever o livro era a possibilidade de uma pandemia de coronavírus que mudaria completamente a rotina de muita gente. 

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 minuto e receba todos os seus e-mails em um só lugar

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

É por isso que as buscas por como dormir melhor e até como dormir mais cedo aumentaram tanto no Pinterest desde o começo na quarentena - somadas, a procura pelos dois termos cresceu quase 300%. E, realmente, como podemos melhorar o sono, descansar e ter mais energia com a mente cheia de preocupações?

4 dicas de como dormir bem em tempos de pandemia

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o seu sono nesse momento tão incerto. De fato, é difícil prever o que vem por aí - seja em termos de política, seja de mercado de trabalho -, portanto, o melhor que podemos fazer é preparar a mente e o corpo para se adaptar rápido às mudanças. 

Leia também

1.Faça um bom alongamento

Um dos motivos pelos quais não conseguimos dormir é a dificuldade de desacelerar a mente. E, vamos combinar, se você é do time que tem ficado em casa nesse período, parece impossível desligar das noticias e redes sociais. Uma ideia, portanto, é fazer algum tipo de exercício físico que ajude com isso. Alongar o corpo ou fazer movimentos de ioga pode ser o truque para ajudar o corpo a relaxar e se preparar para dormir. 

A boa notícia é que não faltam vídeos na internet ensinando os movimentos ideais para isso, de forma que você pode facilmente colocar alguns minutinhos de atividade física relaxante na sua rotina noturna. 

2.Exercite o mindfulness

Para muitas pessoas, a meditação parece mais complicada do que é na verdade. Por isso, você pode experimentar uma série de práticas para entender qual melhor funciona para você, inclusive algumas versões ativas. Respirar fundo algumas vezes, prestando atenção nos movimentos decorrentes, é uma forma de fazer isso. Escrever um diário para colocar no papel as suas preocupações também ajuda - e caracteriza um tipo de meditação ativa. Preencher um livro de colorir ou fazer alguma outra atividade manual (como tricotar ou bordar) também são boas ideias para colocar o mindfulness, ou a atenção plena em prática. 

Alongar ou fazer alguns movimentos de ioga pode ajudar a relaxar o corpo e a mente para uma noite de sono mais tranquila (Foto: Getty Creative)
Alongar ou fazer alguns movimentos de ioga pode ajudar a relaxar o corpo e a mente para uma noite de sono mais tranquila (Foto: Getty Creative)

3.Escolha a trilha sonora certa

Você já ouviu falar de ruído branco? São sons cujas frequências estão todas na mesma potência. É o caso do som constante de um ventilador ligado, por exemplo. Especialistas dizem que esses sons podem ajudar uma pessoa a cair no sono mais rápido porque relaxam. Não é sem motivo que existem tantos vídeos e áudios que, justamente, trabalham essa ideia: são mantras ou músicas que vibram em uma frequência mais relaxante, que facilitam o sono. 

A onda do ASMR também pode ajudar se você lida com crises de ansiedade. Os vídeos nesse estilo trabalham sons diferentes que podem ajudar você a se concentrar em algo além daquilo que está gerando a ansiedade, e relaxar o corpo e a mente - pense naqueles vídeos de decoração de bolos que são quase hipnotizantes, ou a gravação de alguém brincando com slime. 

4.Vista-se para a ocasião

Usar um pijama muito confortável e colocar uma boa roupa de cama é um luxo, claro, mas se você sente que isso é algo que pode ajudar você a descansar - e o investimento é possível -, vá em frente! Optar por um pijama de tecido agradável (como flanela, no inverno), montar a cama de uma forma confortável (com muitos travesseiros, por exemplo) e até optar por uma lâmpada amarela para a cabeceira são formas de preparar o corpo e o ambiente, e, consequentemente, a mente, para descansar direito. 

E não esqueça: se você sente que precisa de ajuda para lidar com a insônia, a ansiedade ou as preocupações, é sempre válido buscar orientação profissional. Muitos psicólogos e terapeutas estão fazendo atendimentos online, assim como especialistas médicos.

Leia também