Máscara facial pode dar Acne? Como cuidar da sua pele ao usar a proteção

As máscaras faciais estão prejudicando a nossa pele? (Getty Images)
As máscaras faciais estão prejudicando a nossa pele? (Getty Images)

Já sabemos como começa a sua rotina em tempos de pandemia: você comprou uma máscara facial de pano, foi com ela ao supermercado, e agora está se perguntando por que surgiu uma espinha no seu rosto, não é mesmo?

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

E é verdade, de acordo com as autoridades de saúde, todos devem usar máscaras faciais em espaços públicos fechados em que o distanciamento social não é possível. Mas muitos não estão acostumados a ter algo cobrindo seus rostos durante todo o dia, e podem se perguntar quais efeitos esse novo hábito pode ter na saúde da pele.

Leia também

Independentemente da sua máscara ter sido feita em casa ou comprada online, embora elas ajudem a impedir o contágio por coronavírus, também podem causar efeitos colaterais desfavoráveis no que diz respeito à nossa pele.

As máscaras faciais estão favorecendo o surgimento de acne? (Getty Images)
As máscaras faciais estão favorecendo o surgimento de acne? (Getty Images)

E vamos te falar desde o começo da pandemia os profissionais da linha de frente que usam as máscaras faciais como parte do seu equipamento de proteção individual têm relatado problemas com irritação na pele, acnes e eczema.

“Usar máscara por períodos prolongados de tempo pode causar pressão e fricção em certas partes do rosto, levando à irritação na pele,” explica a Dra. Qian Xu, médica diretora da Skin Aesthetics Clinic.

As máscaras podem acumular bactérias e sujeira, e esse acúmulo pode levar a algo chamado de ‘Maskne’, surtos de acne e outras condições da pele decorrentes do uso de uma máscara ou outro tipo de cobertura.

“Isso é especialmente comum sobre o nariz e as bochechas,” continua a Dra. Xu. “Pode ficar muito quente sob a máscara, e se a pele não conseguir respirar de forma apropriada, os poros podem ficar obstruídos, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas”. Mas o que podemos fazer diante dessa situação?

Ajuste a sua máscara

Segundo a Dra. Xu, a fricção geralmente ocorre quando a máscara está levemente folgada e se move repetidamente contra a pele. “Isso pode ser evitado deixando a máscara um pouco mais justa, o que também a torna mais eficaz,” explica ela.

“Se você estiver usando uma máscara com alças que se prendem nas orelhas, pode simplesmente dar um nó na base das alças para diminuí-las, e dobrar os lados para dentro para fechar o espaço”, avisa.

Evite usar maquiagem

Você ainda usa base todos os dias? A Dra. Xu sugere parar de aplicar este produto se você estiver cobrindo o rosto, já que a máscara pode empurrar as partículas da maquiagem para dentro dos poros, piorando a acne.

O uso de máscara é importante no transporte público. (Getty Images)
O uso de máscara é importante no transporte público. (Getty Images)

Crie uma nova rotina de limpeza facial

Em vez de esperar até a hora de dormir para limpar o rosto, Dra. Xu sugere fazer uma limpeza minuciosa com um produto destinado à limpeza facial quando chegar em casa. “Isso reduz o tempo em que a sujeira e o excesso de oleosidade permanecem na sua pele, ajudando assim a prevenir a acne,” explica ela.

Como regra geral, para manter uma pele ativa e saudável, a Dra. Xu diz que você precisa de um gel de limpeza facial, um sérum de vitamina C, retinol, um hidratante apropriado para a sua pele e um bom protetor solar facial.

“Se você já usa tudo isso, não precisa fazer nenhuma mudança. Manter as precauções mencionadas acima vai ajudar,” ela continua.

Mas se você já experimentou vários produtos para a pele, sem sucesso, vale a pena marcar uma consulta com um especialista em rejuvenescimento para obter orientações, já que pode haver fatores individuais que você precisa considerar.

“O ponto de uma boa rotina de cuidado com a pele é que ela ajuda a melhorar a saúde da pele e a protegê-la, para que ela possa tolerar melhor as fontes de estresse do ambiente,” ela acrescenta.

Antes que você comece a pensar em não usar mais a máscara para cuidar da sua pele, Dra. Xu destaca que o uso por curtos períodos de tempo não causa grandes problemas.

“Mas manter a saúde da pele é importante, não apenas para prevenir a acne, mas também para ajudar a desacelerar o processo de envelhecimento,” disse ela.“Os produtos para a pele mencionados acima são importantes para todos, não apenas para aqueles que estão usando máscaras faciais”.

Marie Claire Dorking

Leia também