Como consultar o PIS? Veja a quais benefícios você tem direito

·2 min de leitura
Como consultar o PIS? Veja a quais benefícios você tem direito
PIS/PASEP são siglas que se referem a direitos que você tem como trabalhador. Para saber como ter acesso a eles, é preciso consultar a situação do PIS em seu nome.

Se calendário PIS ou PIS/PASEP são expressões e siglas que te assustam, tenha calma. Tudo isso se refere apenas a direitos que você tem como trabalhador. Mas para saber como ter acesso a eles, é preciso consultar a situação do PIS em seu nome. A boa notícia é que é super fácil.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Finanças no Google News

O PIS nada mais é do que a sigla para Programa de Integração Social. Junto com o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, ele foi criado para empresas e órgãos públicos depositarem contribuições em um fundo ligado aos seus empregados, o fundo PIS/PASEP. Juntos, eles funcionam como uma conta que recebe dinheiro desse fundo, hoje chamado FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), e pagam benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego.

Leia também

A diferença entre PIS e abono salarial

Eles não são a mesma coisa. Estritamente, o PIS corresponde a valores de cotas destinadas a trabalhadores que possuíram carteira assinada entre 1971 e 1988. Já o abono salarial é um benefício constitucional de direito do trabalhador que satisfaça os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS;

  • Ter recebido de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos no período trabalhado no ano-base;

  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base;

  • Constar na RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - pertinente ao ano-base.

O valor do abono salarial é de até um salário mínimo, proporcional aos meses trabalhados no ano-base, que vai de julho de um ano a junho do ano posterior.

Como saber se tenho direito ao PIS?

O jeito mais fácil é usar o aplicativo Caixa Trabalhador, da Caixa Econômica Federal. Nele, é possível se informar sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e ainda tirar dúvidas. Vale navegar para saber quais a benefícios você tem direito.​

De todas formas, saber como consultar o número PIS é um bom jeito de começar a entender sua situação em relação a este benefício. E é possível fazê-lo apenas com seu CPF em mãos.

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Siga o Yahoo Finanças no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos