Comitê da Copa do Mundo do Qatar lança Centro Internacional de Serviços Consulares

Serviço funcionará diariamente durante a Copa do Mundo (Foto: Divulgação/Qatar 2022 Supreme Committee)


O Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC) anunciou a abertura do Centro Internacional de Serviços Consulares (ICSC) no Doha Exhibition & Convention Centre (DECC). É a primeira vez na história das Copas do Mundo que uma nação anfitriã entrega uma instalação deste tipo.

Com isso, o ICSC apoiará os fãs que comparecerem à Copa do Mundo deste ano, que será realizada de 20 de novembro a 18 de dezembro. Mais de 40 embaixadas estarão representadas no ICSC, incluindo todas as 31 nações que se classificaram para a Copa do Mundo do Qatar, juntamente dos países onde as vendas de ingressos são mais altas (confira a lista abaixo).

O local abriu ao público na última terça-feira, 1º de novembro de 2022. Está localizado no Hall 4, no Doha Exhibition & Convention Centre (DECC), com horário de funcionamento diário das 10h às 22h.

O ICSC foi criado após ampla colaboração entre o Comitê Supremo para Entrega e Legado, o Ministério das Relações Exteriores (MOFA), o Ministério do Interior (MOI), embaixadas em todo o Qatar e outras entidades nacionais importantes. O evento de lançamento contou com a presença de organizadores da Copa e do Xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, Vice-Primeiro-Ministro do Qatar e ministro das Relações Exteriores do país.

Na ocasião, o secretário-geral do Comitê Supremo, H.E. Hassan Al Thawadi, ressaltou:

- Estamos orgulhosos de lançar o primeiro ICSC na história da Copa do Mundo. O centro oferecerá às embaixadas um local único e acessível para resolver problemas consulares enfrentados por seus fãs, com contatos-chave para várias entidades nacionais.

- O centro fornece um novo modelo de colaboração internacional para serviços consulares em megaeventos – um projeto para futuros organizadores de eventos. Acima de tudo, é um exemplo vivo do poder da Copa do Mundo de unir países e povos de todos os cantos do mundo, sob um mesmo teto. Agradecemos aos nossos colegas das embaixadas participantes, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério do Interior por sua estreita colaboração e envolvimento no projeto - completou Al Thawadi.

Embaixadas que estarão representadas no ICSC

Alemanha
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Bangladesh
Bélgica
Brasil
Camarões
Canadá
China
Cingapura
Costa Rica
Croácia
Dinamarca
Egito
Equador
Espanha
EUA
Filipinas
França
Gana
Holanda
Índia
Irã
Japão
Kuwait
Líbano
Marrocos
México
Paquistão
Polônia
Portugal
Reino Unido
República da Coreia
Senegal
Sérvia
Síria
Sri Lanka
Suíça
Tunísia
Uruguai