Com 'preparação de clube', anfitriã Qatar tenta surpreender na Copa do Mundo


O Qatar estreia neste domingo na Copa do Mundo, contra o Equador, pela abertura do torneio. Como país-sede, a equipe pode aproveitar o cenário para surpreender no Mundial, e alguns fatores podem alavancar uma campanha positiva: disputas recentes em grandes competições e longo período de preparação.

+ Relembre a campanha das seleções anfitriãs em Copas do Mundo

Comandada pelo treinador espanhol Félix Sánchez, a equipe qatari está treinando desde junho para o Mundial. Como todos os atletas convocados atuam no país, ele foram liberados pelos clubes para a preparação desde o meio do ano.

Dentro de campo, o desempenho recente pode animar os anfitriões. Nesse ciclo de quatro anos até a disputa da competição, o Qatar conquistou a Copa da Ásia de 2019 ao bater a forte seleção do Japão por 3 a 1 na grande decisão.

+ Conheça os estádios da Copa do Mundo 2022

Os qataris também participaram da Copa América do Brasil, no mesmo ano em que levou a competição asiática, e da Copa Ouro (torneio de seleções da América do Norte) em 2021. Torneios que podem ter dado "casca" para os donos da casa.

Na Copa América, caiu ainda na primeira fase com duas derrotas e um empate em um grupo com Argentina, Colômbia e Paraguai. Já na competição norte-americana, o desempenho foi bem melhor: alcançou a semifinal e caiu para os Estados Unidos.

Formação da seleção do Qatar - oficial
Formação da seleção do Qatar - oficial

Qatar está em sua primeira participação na Copa do Mundo (Foto: Federação de Futebol do Qatar)

Akram Afif a referência

O atacante de 25 anos é a grande esperança da seleção da casa. Na temporada 2021/22, o atleta assinalou 20 gols e deu 23 assistências em 38 jogos disputados. Em toda a carreira, o jogador do Al-Sadd tem 115 gols em 267 partidas, com uma média de 0,43 gol por jogo.

Akram Afif craque do Qatar
Akram Afif craque do Qatar

Akram Afif é o principal jogador da seleção do Qatar (Foto: Federação de Futebol do Qatar)

Time-base: Barsham; Homan Ahmed, Abdelkarim Ahmed, Boualem Khoukhi, Al Rawl, Pedro Miguel; Abdulaziz Hatem, Karim Boudiaf, Al Haydos; Akram Afif e Almoez Ali. A equipe de Félix Sánchez joga num 5-3-2.

Nos resultados recentes, o Qatar vem de quatro vitórias consecutivas em amistosos fora da Data-Fifa. Triunfou sobre a Albânia, Panamá, Honduras e Guatemala.

Agenda do Qatar na primeira fase

1º jogo:
Qatar x Equador - 20/11 - 13h - Estádio Al Bayt

2º jogo: Qatar x Senegal - 25/11 - 10h - Estádio Al Thumama

3 jogo: Holanda x Qatar - 29/11 - 12h - Estádio Al Bayt

No Grupo A da Copa do Mundo, o Qatar tem pela frente, além dos equatorianos, as fortes seleções de Holanda e Senegal na disputa do primeiro Mundial em sua história.