Com poucos recursos, Milton deve recorrer à base do Vasco

BRUNO BRAZ

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Ainda sem poder fazer extravagâncias no mercado da bola, o Vasco deverá realizar poucas contratações para o Campeonato Brasileiro e voltará seus holofotes para a base. Com pratas da casa se destacando neste início de ano - como o volante Douglas, o lateral esquerdo Henrique e o meia Guilherme Costa - o técnico Milton Mendes tem observado as partidas do sub-20 e diz que há jogadores "interessantíssimos".

"Podemos, sim, contar com alguns jogadores que estão trabalhando aqui na base. Tem cinco, seis jogadores interessantíssimos. Vamos fazer uma reunião para ver o que podemos fazer, analisar, atendendo os campeonatos que estão disputando, para não chocar com isso. Mas gostaria de ver de perto uma meia dúzia de jogadores", disse o treinador ao site oficial do clube logo após assistir in loco a vitória do sub-20 por 3 a 0 sobre o Flamengo, que garantiu a classificação à final da Taça Guanabara da categoria.

Mendes revelou que faz um acompanhamento dos garotos assistindo aos jogos e recebendo as estatísticas e informações que recebe do CIA (Centro de Inteligência e Análise) do Vasco.

"Vejo todos os jogos do sub-20. Quando atuam fora, recebo os links dos jogos e um relatório individual dos jogadores. Ainda não consegui me reunir com os treinadores, mas pretendo ter reuniões periódicas. Os clubes brasileiros têm de usar muito a base, porque está difícil contratar jogadores. Se for para compor, vamos compor com nossos meninos."

Há dez anos no Vasco, o lateral esquerdo Henrique, que completou 23 anos nesta terça (25), ressaltou a importância de se valorizar a base.

"É muito importante. Nós já vínhamos há algum tempo esperando a nossa hora chegar e, graças ao Milton e ao Cristóvão que estava antes também, estão nos valorizando. É legal ver o pessoal da base sendo aproveitado, ver que o Milton está nos jogos observando", destacou.

O sub-20 vascaíno atravessa boa fase. O clube disputa as finais Taça Guanabara e as oitavas de final da Copa do Brasil da categoria.