Com mais gols que Messi, Neymar e CR7, Jonas fala de seleção, Benfica, volta ao Brasil...

Com mais gols que Messi, Neymar e CR7, Jonas fala de seleção, Benfica, volta ao Brasil...

Enquanto o Brasil vive escassez de artilheiros, o paulista Jonas vive em Portugal a melhor fase da carreira aos 33 anos de idade. O astro do Benfica pode alcançar neste sábado o 11º jogo seguido com gols. Na temporada, já são 28 gols em 32 jogos, que lhe colocam à frente, por exemplo, de Messi (27 gols), Neymar (27), Cristiano Ronaldo (20) e Suárez (19). Somente Harry Kane, do Tottenham, tem mais gols (32) entre as grandes ligas europeias – Jonas e o Benfica enfrentam o Portimonense às 18h30, com transmissão da Espn

Você já viu o app do Yahoo Esportes? Baixe agora!
Download para iOS
Download para Android
Download para Windows

Em entrevista exclusiva ao Blog, direto de Lisboa, Jonas explicou a boa fase, admitiu que ainda sonha jogar a Copa do Mundo da Rússia, confirmou propostas milionárias da China, assegurou que o Benfica está na briga pelo pentacampeonato português e não descartou encerrar a carreira no Brasil. Com favoritismo para Guarani e Grêmio. Confira:

BLOG: Você tem 28 gols em 32 jogos nessa temporada. É o melhor momento da sua carreira?
JONAS: Já vivi fases bem legais no Grêmio, no Valencia e no segundo ano aqui no Benfica. Mas eu diria que esse é sim o melhor momento. A cada temporada que passa, tenho ficado mais contente e orgulhoso com meus números.

Entre os principais artilheiros da Europa, você só fica atrás do Harry Kane, do Tottenham, com 32 gols. Acompanha esses números e se vê na briga pela Bota de Ouro?
Estive bem perto de ganhar na temporada 2015-16, mas o Suárez (do Barcelona) acabou ficando em primeiro. Para essa temporada, vai ser difícil para mim, porque o gol nas competições em Portugal tem peso de 1,5, contra 2 nas grandes ligas. Por gols, estou na frente de Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo, e empatado com Cavani e Salah.

Você já fez gol de pé direito, esquerdo, cabeça… falta de algum jeito?
De bicicleta. Estou pensando aqui e já marquei nessa temporada de pênalti, falta, voleio… mas evito dar bicicleta, porque tenho medo de me machucar.

Se você marcar gol neste sábado, contra o Portimonense, chegará a 11 jogos seguidos balançando as redes. Diante desses números, como é o contato com o torcedor do Benfica nas ruas?
O tratamento é bem legal e há um carinho e respeito enorme do torcedor comum. Tem um restaurante que costumo ir em que o dono não me deixa pagar a conta de jeito nenhum. Eu nem gosto de misturar as coisas, mas ele não deixa.

O Benfica ainda pode ser campeão português com dois pontos a menos e um jogo a mais que o Porto?
Tenho certeza de que pode. Temos grandes chances, porque o campeonato está embolado e faltam muitos jogos. O Benfica começou a temporada mal, mas engrenou. E a gente sabe que, se for campeão português, conseguirá apagar tudo de ruim que aconteceu na temporada.

Como explicar a campanha na Liga dos Campeões, a pior de um time português no torneio?
Tivemos chance de vencer o CSKA no primeiro jogo, mas perdemos e deu um baque geral. Infelizmente, não jogamos a Champions como deveríamos. A leitura de jogo é diferente, o grau de enfrentamento também. Não dá para comparar.

Você teve propostas milionárias da China. Alguma delas te balançou?
Renovei meu contrato até junho de 2019 e é quase impossível sair antes disso. Apareceram coisas interessantes, mas analisei junto com o clube e achei melhor ficar aqui. Financeiramente, era algo muito bom, mas estou tão feliz aqui… trocar essa felicidade daqui é muito difícil.

Algum clube brasileiro fez proposta?
Não teve nada. Acho que isso se explica porque os clubes brasileiros sabem que estou bem aqui, então é difícil sair.

Mas você pensa em jogar no Brasil um dia?
Hoje, meu pensamento é encerrar a carreira aqui, mas não posso cravar 100%, porque o futebol é imprevisível. Sei lá: já passou pela minha cabeça jogar os últimos seis meses no Guarani, onde comecei a carreira. Também tenho um carinho especial pelo Grêmio, mas não cravaria um time.

Vai se aposentar em quanto tempo?
Enquanto estiver em alto nível, vou continuar. Não há uma data definida, mas confesso que não vou jogar até os 38, 39 anos. O legal é que estou bem fisicamente, sem lesões graves, jogando quase todas (ele só não marcou gols em quatro partidas em competições nacionais).

O Gabigol foi seu companheiro no Benfica. Por que ele não deu certo em Portugal?
O Gabigol tem muita qualidade, ainda é jovem e tem toda a carreira do mundo pela frente. Ele não jogou aqui por opção do treinador. Mas é um menino trabalhador. Era o primeiro a chegar para os treinos, assim como eu e o Luizão. Ninguém pode falar nada a esse respeito.

E sobre a volta do Júlio César ao Flamengo. O que achou?
Ele é um cara fantástico, um amigo que fiz no futebol. Foram três anos e meio de parceria dentro e fora de campo. Além de um baita goleiro, tem um coração imenso, é simples, humilde. Nos últimos meses, ele já não estava muito feliz, sem tanta motivação, principalmente depois de uma lesão e de voltar na reserva. A partir daí, ele começou a comentar que talvez jogaria alguns meses no Flamengo, time de coração dele. E o desejo se realizou.

Faltam quatro meses para a Copa do Mundo. Vo/cê ainda tem esperança de estar na lista de Tite?
Acho que dá, até pelo momento muito bom que eu vivo. É óbvio que sei das dificuldades, mas o Tite disse em entrevistas que levaria aqueles que estão em alto nível nos seus clubes. Ele está olhando todo mundo.

Já sabe o que fará depois da aposentadoria?
Penso em morar em Ribeirão Preto, mas não defini se continuarei no mundo da bola ou me dedicarei a ajudar pessoas por meio de projetos sociais. Com a ajuda da minha família, a gente já tem um projeto social em Taiuva (cidade no interior paulista). Bancamos as aulas de inglês e espanhol para crianças da cidade. Também abastecemos escolinhas de futebol da prefeitura com material.

Para acessar outras notícias do Blog do Jorge Nicola, clique aqui:

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos