Com Luxemburgo de volta, Palmeiras tenta encerrar jejum no Paulista

LUÍS ANDRÉ ROSA
Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Foi sob o comando de Vanderlei Luxemburgo que o Palmeiras conquistou seus últimos quatro estaduais. É nesta quinta passagem dele, iniciada diante do Ituano, nesta quarta-feira (22), às 19h15, que o time alviverde tentará quebrar o jejum de 11 anos sem faturar a competição.

Na primeira passagem de Luxa, o Palmeiras foi campeão paulista em 1993 e 1994. Essa primeira taça encerrou a fila de 16 anos sem títulos do clube. Em 1996, início da sua segunda passagem, com uma campanha avassaladora foram 30 jogos e 102 gols anotados.

Em 2002, os times grandes não participaram do Campeonato Paulista. No Supercampeonato, que teve a disputa com Ituano, o ganhador do Estadual, Corinthians e São Paulo, o Palmeiras foi eliminado na semifinal contra o rival tricolor.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Seis anos depois, na quarta passagem, Luxa deu o último Paulistão ao Palmeiras. Além dos quatro pelo clube alviverde, o treinador liderou os títulos no Bragantino (1993), o Corinthians (2001) e o Santos (2006 e 2007).

Sinônimo de conquistas até o final da primeira década do século 21, Luxa caiu em decadência. Nesta segunda década, ele só faturou estaduais pelo Flamengo, em 2011, e pelo Sport, em 2017. Neste último time, o treinador só o dirigiu nas duas partidas da decisão.

"É um treinador super vencedor. O problema é que, aqui, tem sempre que estar provando. Tem algum tempo que ele não ganha título de pressão e existe cobrança, mas ele sabe da capacidade dele, seu valor", afirmou o goleiro Weverton, sobre a desconfiança de torcedores com o treinador.

Sem rodeios, Luxa confirmou a escalação do Palmeiras. Em relação à base da equipe de 2019, o comandante confirmou que Felipe Melo será um dos zagueiros.

Na lateral esquerda, Victor Luis ganhou a posição de Diogo Barbosa. A dupla de volantes terá o garoto Gabriel Menino, que levou a melhor sobre Patrick de Paula, e Ramires, que ganhou a vaga de Bruno Henrique, com lesão na coxa direita.

ITUANO

Rodrigo; Peri, Rircardo Silva, Gualberto e Choco; Lucas Otávio, Rigo e Fillipe Souto; Anderson Aquino, Keké e Bill. T.: Vinicius Bergatin

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Victor Luis; Ramires, Gabriel Menino e Lucas Lima; Dudu, Raphael Veiga e Luiz Adriano. T.: Vanderlei Luxemburgo

Estádio: Novelli Júnior, em Itu (SP)

Horário: 19h15 desta quarta-feira

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Leia também