Com Lukaku incluído, Bélgica divulga lista de convocados para Copa do Mundo

O atacante da Inter de Milão Romelu Lukaku, que era dúvida devido a uma lesão na coxa, acabou sendo incluído na lista de 26 convocados da seleção da Bélgica para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, anunciou o técnico Roberto Martínez nesta quinta-feira.

Em coletiva de imprensa, Martínez explicou que Lukaku, neste momento, "não está medicamente apto" para jogar.

Mas o atacante está sendo tratado e tem dez dias (até à véspera do primeiro jogo, em 23 de novembro), para estar "totalmente recuperado", acrescentou o treinador dos 'Diabos Vermelhos', em Tubize, ao sul de Bruxelas.

"Ele recebe tratamento e entra nesse período, até 22 de novembro, onde tem a oportunidade de se recuperar totalmente", disse o espanhol.

Lukaku, de 29 anos, é o maior artilheiro da história da seleção belga (65 gols), que terminou em terceiro na Copa do Mundo de 2018.

Mas o atacante da Inter sofreu uma lesão na coxa esquerda desde o final de agosto, e uma recaída no início de novembro levantou dúvidas sobre sua capacidade de jogar na Copa do Mundo.

Martínez disse nesta quinta-feira que espera pelo menos que ele esteja recuperado para a segunda fase da competição, após os três primeiros jogos da fase de grupos.

A lista dos convocados não tem surpresas.

Apesar de seu pouco tempo de jogo no Real Madrid, o capitão da seleção, Eden Hazard, foi convocado, embora seu papel ainda não tenha sido determinado.

As outras estrelas da equipe (Thibaut Courtois, Axel Witsel, Kevin De Bruyne) também estão na lista, enquanto Martinez mantém sua confiança em veteranos defensivos como Jan Vertonghen (de 35 anos) e Toby Alderweireld (de 33).

Na primeira fase, a Bélgica enfrentará Canadá (23 de novembro), Marrocos (27 de novembro) e Croácia (1º de dezembro).

--- Lista dos 26 jogadores convocados pela Bélgica para a Copa do Mundo do Catar-2022:

Goleiros: Thibaut Courtois (Real Madrid/ESP), Simon Mignolet (Club Brugge/BEL), Koen Casteels (Wolfsburg/ALE).

Defensores: Toby Alderweireld (Amberes/BEL), Jan Vertonghen (Anderlecht/BEL), Zeno Debast (Anderlecht/BEL), Leander Dendoncker (Aston Villa/ING), Wout Faes (Leicester/ING), Arthur Theate (Rennes/FRA).

Meio-campistas: Thomas Meunier (Borussia Dortmund/ALE), Timothy Castagne (Leicester, ING), Thorgan Hazard (Borussia Dortmund/ALE), Kevin De Bruyne (Manchester City/ING), Axel Witsel (Atlético Madrid/ESP), Youri Tielemans (Leicester/ING), Amadou Onana (Everton/ING), Hans Vanaken (Club Brugge), Yannick Carrasco (Atlético Madrid/ESP).

Atacantes: Eden Hazard (Real Madrid/ESP), Leandro Trossard (Brighton/ING), Romelu Lukaku (Inter de Milão/ITA), Michy Batshuayi (Fenerbahce/TUR), Charles De Ketelaere (Milan/ITA), Lois Openda (Lens/FRA), Jeremy Doku (Rennes/FRA), Dries Mertens (Galatasaray/TUR).

mad/aro/psr/aam