Com largada negativa de temporada, Jair Ventura 'entra na mira' dos críticos e precisa de reação imediata no Sport

Antonio Mota
·2 minuto de leitura

O Sport Club do Recife não conseguiu resistir ao Bahia e perdeu por 4 a 0, no Estádio Pituaçu, na tarde do último sábado (20), pela 4ª rodada da Copa do Nordeste de 2021. Com o resultado, o Rubro-Negro deu sequência ao péssimo início de temporada - não vence há oito partidas e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil - e viu o clima ficar mais denso na Ilha do Retiro. E, como é natural, Jair Ventura passou a ser ainda mais questionado.

Contratado na reta final do ano passado e com o contrato renovado recentemente até o término da nova temporada, Jair Ventura foi peça-chave para o Leão se manter na Série A do Campeonato Brasileiro em 2021 e conseguiu dar um padrão ao clube, mas o momento é outro e questionamentos precisam ser feitos. O Sport tem muitas fragilidades, um sistema defensivo exposto, um meio de campo passivo, um ataque pouco eficaz e um conjunto que não funciona bem.

Jair Ventura ajudou o Sport a se salvar da queda na Série A 2020, mas o momento é outro e o Leão precisa melhorar. | Alexandre Schneider/Getty Images
Jair Ventura ajudou o Sport a se salvar da queda na Série A 2020, mas o momento é outro e o Leão precisa melhorar. | Alexandre Schneider/Getty Images

E mais, apesar de ter ajudado o Sport a continuar na Série A, Jair Ventura não tem números absurdos no Rubro-Negro. Ao todo, o treinador comandou o time em 41 partidas – somando todos os jogos desde a sua estreia no clube no dia 30 de agosto do ano passado –, com 12 vitórias, 8 empates e 21 derrotas. O retrospecto não é dos mais expressivos, mesmo que tenha sido suficiente para o Leão se manter na elite do futebol nacional.

Portanto, há espaço para questionamentos sobre o trabalho do treinador, sobretudo se observado que o Sport não tem conseguido ter um desempenho satisfatório nos últimos meses. A situação, porém, não precisa acabar em demissão: Jair Ventura é um bom técnico, se encontrou na Ilha do Retiro e pode continuar ajudando o Rubro-Negro. A questão é conversar, alinhar os objetivos e seguir trabalhando com foco na Série A.

O tempo, no entanto, não é um aliado de Jair Ventura...