Com inspiração em desenho clássico mexicano, pilotos de rali encaram próxima etapa

Com perda de potencial de velocidade, atletas incorporam o ‘Ligeirinho’ em busca de vitória na primeira etapa do WRC em solo americano do ano

Famoso por cultura, culinária e pontos turísticos, o México também é conhecido por conta de personagens de desenhos animados. Um dos mais famosos é o Ligeirinho, um ratinho de sombreiro, sagaz e muito rápido. E, na próxima etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), há alguns competidores que podem carregar a alcunha em busca da vitória.

Dentro de cada corrida, os pilotos têm de fazer o melhor tempo em espécie de mini-etapas, os "Special Stages”. Ao final, somam-se os tempos e se monta o ranking. Na temporada, o belga Thierry Neuville é o mais ‘ligeirinho’ da turma. Em Monte Carlo e Suécia, as duas provas já disputadas, ele coleciona 13 melhores tempos. Contudo, no geral, ainda não venceu nenhuma prova devido a algumas mini-etapas ruins ou por punição com acréscimo de tempo.

Na segunda posição, aparece Jari-Matti Latvala. O finlandês já fez, por sete vezes, o melhor tempo da mini-etapa. Ele chega ao México como atual campeão da etapa local, além de ser o líder da competição. Veloz e sagaz, o piloto é um dos candidatos a vestir o sombreiro e ser o ‘Ligeirinho’.

Na sequência, aparecem Ott Tänak (5 vezes mais rápido nos trechos) e, empatados, Sébastien Ogier e Elfyn Evans, com três ambos. Contudo, na etapa do México, não apenas velocidade é fundamental, assim como astúcia no volante. O entorno da cidade de León, local em que são realizadas as etapas, desafia os carros a 2.737 metros em relação ao nível do mar. Ou seja, os organizadores estimam perda de potência em torno de 20% do potencial total. Com isso, inteligência e velocidade correm lado a lado.

Diante das dificuldades, o atual campeão do WRC, o francês Sébastien Ogier sente-se muito bem no local. O Rally do México marcou a estreia dele na competição, em 2008.

- A gente sempre tem uma recepção muito calorosa por parte dos fãs mexicanos, que são realmente apaixonados pelo esporte – afirma o piloto.

A etapa mexicana do WRC terá início nesta quinta-feira, com largada promocional em Zócalo, no centro histórico da Cidade do México. Neste sábado, o público brasileiro poderá acompanhar uma das mini-etapas ao vivo, na Red Bull TV, por volta das 13h50 (horário de Brasília). O link para acompanhar a transmissão é https://www.redbull.tv/live/AP-1Q84GR1991W11/fia-world-rally-championship.











E MAIS: