Com inspiração em desenho clássico mexicano, pilotos de rali encaram próxima etapa

Com perda de potencial de velocidade, atletas incorporam o ‘Ligeirinho’ em busca de vitória na primeira etapa do WRC em solo americano do ano

Com inspiração em desenho clássico mexicano, pilotos de rali encaram próxima etapa

Com perda de potencial de velocidade, atletas incorporam o ‘Ligeirinho’ em busca de vitória na primeira etapa do WRC em solo americano do ano

Famoso por cultura, culinária e pontos turísticos, o México também é conhecido por conta de personagens de desenhos animados. Um dos mais famosos é o Ligeirinho, um ratinho de sombreiro, sagaz e muito rápido. E, na próxima etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), há alguns competidores que podem carregar a alcunha em busca da vitória.

Dentro de cada corrida, os pilotos têm de fazer o melhor tempo em espécie de mini-etapas, os "Special Stages”. Ao final, somam-se os tempos e se monta o ranking. Na temporada, o belga Thierry Neuville é o mais ‘ligeirinho’ da turma. Em Monte Carlo e Suécia, as duas provas já disputadas, ele coleciona 13 melhores tempos. Contudo, no geral, ainda não venceu nenhuma prova devido a algumas mini-etapas ruins ou por punição com acréscimo de tempo.

Na segunda posição, aparece Jari-Matti Latvala. O finlandês já fez, por sete vezes, o melhor tempo da mini-etapa. Ele chega ao México como atual campeão da etapa local, além de ser o líder da competição. Veloz e sagaz, o piloto é um dos candidatos a vestir o sombreiro e ser o ‘Ligeirinho’.

Na sequência, aparecem Ott Tänak (5 vezes mais rápido nos trechos) e, empatados, Sébastien Ogier e Elfyn Evans, com três ambos. Contudo, na etapa do México, não apenas velocidade é fundamental, assim como astúcia no volante. O entorno da cidade de León, local em que são realizadas as etapas, desafia os carros a 2.737 metros em relação ao nível do mar. Ou seja, os organizadores estimam perda de potência em torno de 20% do potencial total. Com isso, inteligência e velocidade correm lado a lado.

Diante das dificuldades, o atual campeão do WRC, o francês Sébastien Ogier sente-se muito bem no local. O Rally do México marcou a estreia dele na competição, em 2008.

- A gente sempre tem uma recepção muito calorosa por parte dos fãs mexicanos, que são realmente apaixonados pelo esporte – afirma o piloto.

A etapa mexicana do WRC terá início nesta quinta-feira, com largada promocional em Zócalo, no centro histórico da Cidade do México. Neste sábado, o público brasileiro poderá acompanhar uma das mini-etapas ao vivo, na Red Bull TV, por volta das 13h50 (horário de Brasília). O link para acompanhar a transmissão é https://www.redbull.tv/live/AP-1Q84GR1991W11/fia-world-rally-championship.











E MAIS:

Leia também