Embolo faz gol em país natal e garante vitória da Suíça sobre Camarões no grupo do Brasil


A Suíça venceu Camarões por 1 a 0 nesta quinta-feira, no Estádio Al Janoub, na abertura do Grupo G, o mesmo do Brasil, na Copa do Mundo. Os africanos foram melhores no primeiro tempo, mas os europeus tiveram mais equilíbrio e decidiram a partida no segundo. O herói do dia foi Embolo, autor do gol logo aos dois minutos da etapa final. Foi apenas a segunda vez na história do torneio que um jogador balançou a rede do seu país natal. Antes dele, somente Alfred Bickel, nascido na Alemanha, marcou também pelos suíços, diante dos germânicos, em 1938.

+ Copa do Mundo: agenda de jogos do Grupo G, análise dos times e convocados

HOMENAGEM A ROGER MILLA
Antes do início da partida, o camaronês Roger Milla foi homenageado. Ele é o jogador mais velho a fazer gol em Copa do Mundo. Foi em 1994, contra a Rússia, quando o ex-atacante tinha 42 anos.

CAMARÕES AMEAÇA
A primeira chegada do jogo foi de Camarões. Logo aos nove minutos, Mbeumo chutou cruzado, Sommer espalmou para o meio, e Ekambi mandou a sobra por cima do gol. Na sequência, a equipe teve outra grande chance de abrir o placar. Choupo-Moting recebeu na esquerda, levou para dentro da área, mas sofreu pressão de Akanji e concluiu fraco no gol.

SUÍÇA TEM CALMA
Quem chegou foi Camarões, mas a seleção que reteve mais a bola foi a Suíça. A seleção europeia manteve a calma para trocar passes e chegar ao ataque. Faltou mais objetividade e ousadia para ter boas chances na primeira etapa.

LEI DO EX EM SELEÇÃO?
O gol saiu logo na volta do intervalo. Aos dois minutos, Freuler recebeu boa bola no meio e lançou na direita para Shaqiri, que cruzou para Embolo pegar de primeira e marcar. O atacante demonstrou respeito e não comemorou contra o país onde nasceu.

+ Veja os grupos da Copa do Mundo

CANSOU
O gol da Suíça desequilibrou a partida. Camarões se descontrolou e afrouxou a marcação, dando espaços para o ataque adversário criar mais. O treinador camaronês fez mudanças no time e colocou novos atacantes em busca do empate. Mas não deu.

SEQUÊNCIA
Na segunda rodada do Grupo G, na próxima segunda-feira, a Suíça encara o Brasil, às 13h, enquanto Camarões duela com a Sérvia, às 7h.

+ Copa do Mundo: entenda por que Embolo, da Suíça, não comemorou gol contra Camarões

FICHA TÉCNICA
SUÍÇA 1 X 0 CAMARÕES


Estádio: Al Jaboud Stadium, em Al Wakrah (QAT)
Data e hora: 24/11/2022, às 07h
Árbitro: Facundo Tello (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG).
VAR: Mauro Vigliano (ARG).
Público presente: 39.089 pessoas

Gol: Embolo (1-0, 03’/2T)

Cartões amarelos: Collins Fai (36’, 1T); Elvedi (19’, 2T); Akanji (38’/2T).

SUÍÇA: Sommer, Widmer, Elvedi, Akanji e Rodriguez (Comer); Freuler, Xhaka, Sow (Okafor), Vargas (Rieder) e Shaqiri (Frei); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin.

CAMARÕES: Onana, Nkoukou, Collins Fai, Castelletto e Tolo; Anguissa, Gouet e Hongla (Ondoua); Ekambi (Nkoudou), Choupo-Moting (Aboubakar) e Mbeumo (Ngamaleu). Técnico: Rigobert Song.