Com gol de Alex Teixeira, Jiangsu conquista seu primeiro título do campeonato chinês

·1 minuto de leitura
O Jiangsu Suning conquistou seu primeiro título da Super Liga Chinesa
O Jiangsu Suning conquistou seu primeiro título da Super Liga Chinesa

O atacante brasileiro Alex Teixeira brilhou e ajudou a levar o Jiangsu Suning ao seu primeiro título da Superliga chinesa nesta quinta-feira ao derrotar o Guangzhou Evergrande por 2 a 1 (0 a 0 no jogo de ida), treinado pelo italiano Fabio Cannavaro.

A atuação de Alex Teixeira, que esteve perto de assinar com o Liverpool em 2016 antes de ser contratado pelo Jiangsu em uma transferência de US$ 59 milhões, foi fundamental na partida.

Diante de 9.386 espectadores em Suzhou, o ex-jogador do Vasco da Gama e do Shakhtar Donetsk ficou cara a cara com o goleiro pouco antes do intervalo e foi interceptado. O árbitro viu pênalti, mas depois voltou atrás e marcou uma falta após consulta ao VAR.

He Chao foi expulso e o Guangzhou teve de jogar com dez ao longo do segundo tempo.

Na cobrança de falta, o chute do ítalo-brasileiro Eder desviou em Paulinho, ex-jogador do Barcelona, e entrou.

Assim que o segundo tempo começou, um chute de Alex Teixeira encaminhou a vitória para seu time.

O Guangzhou diminuiu com uma cabeçada de Shihao Wei quando eram decorridos 60 minutos de jogo. Mas a partir de então o placar permaneceu o mesmo.

O Guangzhou, que dominou a partida, ficou perto de seu nono título. Depois de dois vice-campeonatos (2012 e 2016), foi o Jiangsu quem finalmente conquistou sua primeira liga.

O campeonato chinês começou em julho, cinco meses depois do planejado e com portões fechados devido à pandemia. As equipes ficaram em duas bolhas sanitárias em Suzhou e Dalian para prevenir contágios.

Nenhum caso foi registrado e os espectadores voltaram progressivamente às arquibancadas nas últimas semanas.

pst/je/pm/psr/aam