Com Flamengo e River, game Fifa terá Libertadores em 2020

LUCIANO TRINDADE
Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Principal torneio de clubes da América do Sul, a Copa Libertadores será incluída no game Fifa 20 a partir de março do ano que vem, com a presença de, pelo menos, cinco times brasileiros: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

Em comunicado divulgado nesta quarta (20), a EA Sports, produtora do jogo, informou que a inclusão do campeonato de mata-mata, juntamente com a Copa Sul-Americana e a Recopa, será feita por meio de uma atualização gratuita para os usuários que já possuem a atual versão do game.

Além dos times brasileiros citados, Boca Juniors e River Plate também estarão licenciados. O River, aliás, disputará com o Flamengo, neste sábado, a final da Libertadores, em Lima, no Peru.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

As cinco equipes do Brasil que estarão no jogo da EA, contudo, possuem acordos de patrocínio com a Konami, produtora do game PES, o principal concorrente do Fifa. Para ter a licença desses times, o estúdio americano utilizou uma cláusula prevista no manual de competições da Conmebol.

O documento, disponível no site na confederação, afirma que os clubes participantes das competições organizadas pela entidade são obrigados a ceder o "uso coletivo da imagem de jogadores, treinadores, marcas, escudos, uniformes, insígnias e mascotes para uso irrestrito em vídeo games nos quais os torneios sejam apresentados."

O Corinthians, por exemplo, possui vínculo de exclusividade com a Konami. Mas admite que seu contrato com a empresa japonesa prevê a possibilidade, uma vez que o time disputou este ano a Sul-Americana.

"O manual comercial e de marketing cita esta situação e que se algo ocorrer, informarão o clube. Faz parte do campeonato e em nossos contratos são previstas estas situações", informou à reportagem o time alvinegro. 

Desde 2010, a Libertadores era licenciada pela Konami. Este ano, o estúdio japonês não havia anunciado a renovação de contrato com a Conmebol no lançamento da versão 2020 do PES, em outubro, o que iniciou os rumores de que o torneio poderia estar no Fifa 20.

"Esta parceria com a EA, uma das maiores empresas de jogos do mundo, é um grande passo para a divulgação mundial do futebol sul-americano", afirmou o diretor comercial da Conmebol, Juan Emilio Roa.

Além das licenças das competições sul-americanas, o estúdio responsável pelo Fifa também possui os direitos da Champions League e da Liga Europa.

Leia também