Com Fla, Corinthians e São Paulo no top-3, confira o ranking de performance digital na temporada 2020

Antonio Mota
·2 minuto de leitura

A Nação Rubro-Negra faz a diferença, também, nas redes sociais. Em meio à temporada de altos e baixos e conquista suada do bi do Campeonato Brasileiro (2020), o Flamengo tem conseguido se manter no topo também no ranking de pesquisa de performance digital dos clubes brasileiros – entre os 20 que disputaram a última edição da Série A.

De acordo com o estudo "Índice de Performance de Comunicação Digital", da empresa especializada Cortez (via ge), o Flamengo liderou o índice de performance digital. O Corinthians e o São Paulo fecharam o top-3 do ranking. O Fluminense, o Red Bull Bragantino e outras equipes da Série A também se saíram muito bem em suas redes sociais na temporada passada.

Vale destacar que o levantamento considerou o alcance de seguidores nas redes sociais mais populares e o engajamento. Com isto, clubes de torcidas menores também apresentaram bons resultados. Veja mais abaixo.

O Flamengo sobrou no ranking de perfomance digital da temporada passada. | MAURO PIMENTEL/Getty Images
O Flamengo sobrou no ranking de perfomance digital da temporada passada. | MAURO PIMENTEL/Getty Images

O Fluminense, por exemplo, foi o segundo (ficando atrás apenas do Flamengo) no cruzamento entre o potencial de alcance de redes sociais – o que é medido pelo número de seguidores no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Youtube – e o interesse ativo no conteúdo da equipe na internet – e acessos e engajamento em geral.

Além do Tricolor das Laranjeiras, o Red Bull Bragantino também se saiu bem, mesmo sendo o segundo time com menos seguidores da Série A de 2020. Com Claudinho e cia, a Massa Bruta ocupou a décima colocação no quesito “Interesse Relativo do Público”, superando equipes com muito mais seguidores nas mídias sociais, como Atlético-MG, Vasco e Internacional.

Índice de Perfomance Digital

Flamengo - 2,04
Corinthians - 1,19
São Paulo - 1,08
Palmeiras - 1,00
Fluminense - 0,829
Santos - 0.802
Grêmio - 0x796
Atlético-MG - 0,681
Sport - 0,65
Vasco - 0,638
Botafogo - 0,632
Internacional - 0,628
Atlético-GO - 0,528
Athletico-PR - 0,517
Red Bull Bragantino - 0,497
Coritiba - 0,486
Ceará - 0,482
Fortaleza - 0,469
Bahia - 0,431
Goiás - 0,246

Veja o ranking detalhado no ge.

Quer saber como se prevenir do coronavírus? #FiqueEmCasa e clique ​aqui.