Com Copa do Mundo indo bem, Catar está determinado a sediar Olimpíada de 2036

Brasil e Camarões se enfrentam no Catar

Por Ossian Shine

DOHA (Reuters) - O Catar está determinado a trazer os Jogos Olímpicos de 2036 para Doha, segundo uma fonte familiarizada com o processo de candidatura olímpica.

O sucesso da Copa do Mundo da Fifa até o momento tem encorajado os cataris e fortalecido sua determinação em sediar a Olimpíada.

Nenhum cronograma foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre quando a organização planeja a sede dos Jogos de 2036.

Se os Jogos Olímpicos forem para Doha, eles seriam os primeiros a serem realizados em um país muçulmano.

O Catar não conseguiu entrar na lista de finalistas para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, em parte devido a preocupações com as temperaturas de verão no Estado desértico, o que fez com que os torneios acabassem sendo realizados no Rio de Janeiro e em Tóquio.

É esperado que o Catar empurre a realização de qualquer Olimpíada para mais tarde no ano, como fez com a Copa do Mundo, e o Estado do Golfo tem feito o uso de sistemas avançados de climatização em estádios para mitigar o calor para o futebol.

Com os Jogos Olímpicos ocorrendo em Paris em 2024, Los Angeles em 2028 e depois Brisbane, pode-se esperar que uma oferta do Catar seja bem recebida caso o COI mantenha o rodízio entre os continentes, embora o comitê tenha dito em outubro que estava em discussões preliminares com 10 cidades.

Os países que manifestaram interesse em sediar os Jogos Olímpicos de 2036 incluem Índia, Indonésia e Coreia do Sul. A Alemanha também está considerando anunciar outra candidatura olímpica, apesar da forte oposição interna à Olimpíada.

O Comitê Olímpico do Catar não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.