Com cidadania brasileira, Arrascaeta poderia jogar pela Seleção?

Arrascaeta mora no Brasil desde 2015 e atende às exigências da Lei da Migração.
Arrascaeta mora no Brasil desde 2015 e atende às exigências da Lei da Migração. Foto: (Hector Vivas/Getty Images)

Morando no Brasil desde janeiro de 2015, quando foi contratado pelo Cruzeiro junto ao Defensor, do Uruguai, o meia Giorgian De Arrascaeta atende aos pré-requisitos estipulados pelo artigo 65 da Lei de Migração, Nº 13.445, de 24 de maio de 2017, e iniciou o processo para obter a cidadania brasileira.

Veja o que diz o artigo 65 da Lei da Migração:

Será concedida a naturalização ordinária àquele que preencher as seguintes condições:

  • I - ter capacidade civil, segundo a lei brasileira;

  • II - ter residência em território nacional, pelo prazo mínimo de 4 (quatro) anos;

  • III - comunicar-se em língua portuguesa, consideradas as condições do naturalizando; e

  • IV - não possuir condenação penal ou estiver reabilitado, nos termos da lei.

Durante o período no Brasil, Arrascaeta passou quatro anos em Belo Horizonte, onde fez sucesso com a camisa da Raposa, e está no Flamengo há outros quatro anos também, onde conquistou quase todos os títulos que disputou pelo clube do Ninho do Urubu.

Leia também:

Caso o meio-campista que atuou na Copa do Mundo do Catar vestindo a camisa celeste do Uruguai tenha seu pedido de cidadania brasileira aprovado, o Flamengo teria uma vaga de estrangeiro liberada para que outros gringos possam ser contratados. Atualmente, o rubro-negro conta com quatro jogadores não nascidos no Brasil: os uruguaios Arrascaeta e Varela e os chilenos Pulgar e Vidal. Nesta semana, os dirigentes do clube ainda esperam anunciar a contratação do goleiro argentino Agustín Rossi, do Boca Juniors, o que chegaria ao limite de cinco jogadores estrangeiros.

Arrascaeta poderia jogar pela Seleção Brasileira?

Por já ter atuado pelo Uruguai em jogos oficiais da FIFA, inclusive na última edição da Copa do Mundo, o camisa 14 do Flamengo poderia vestir a Amarelinha apenas em partidas que não fossem oficiais.