COI desqualifica quatro atletas russos pegos no doping de Londres-2012

Foi anunciado nesta quinta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional, o COI, sanções dadas a quatro atletas russos pegos no doping nas competições das Olimpíadas de Londres, em 2012. Como resultado, a entidade desqualificou os envolvidos dos resultados oficiais do evento.

Entre os atletas punidos, está Gulfiya Khanafeyeva, dona de recorde mundial de 2006 no lançamento de martelo, e medalhista de prata no mesmo ano no Campeonato Europeu da categoria. É a terceira vez que a russa se envolve com doping na carreira.

Também do lançamento de martelo, Maria Bespalova foi outra das envolvidas que acabou recebendo a punição. Bespalova já cumpre outra sanção, um banimento de quatro anos devido a um teste positivo para esteroides flagrado em 2015.

Viktoria Valyukevich, atleta do salto triplo, também foi desqualificada dos Jogos de Londres, assim como Khadzhimurat Akkaev, do levantamento de peso. Apesar do mesmo ter desistido da disputa na época por uma lesão na costas, o COI decidiu retirá-lo da relação de participantes.

Todos os quatro falharam no teste por acusar o uso da substância conhecida como turinabol, um esteroide banido pelas normas da Agência Mundial Antidoping.