Clubes russos apresentam recurso para jogar na UEFA
Os quatro principais clubes da liga russa de futebol disseram nesta sexta-feira (13) que entraram com um recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte contra a proibição de participar das competições europeias da próxima temporada devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Zenit São Petersburgo, Dínamo Moscou, Sochi e CSKA Moscou se classificariam para as competições europeias com base em suas posições atuais na liga.
Leia também:
Eles disseram que pediram que o caso fosse ouvido em um procedimento acelerado. O sorteio da primeira fase das eliminatórias para a Liga dos Campeões está marcado para 14 de junho.
“As ações contra os clubes russos são baseadas apenas em sua filiação nacional, contradizem os princípios esportivos e são inerentemente discriminatórias, na medida em que o futebol deixa de ser acessível a todos”, disse o Sochi em comunicado.
“Expressamos sinceramente nossa esperança de que a decisão do CAS corresponda aos valores esportivos definidos pela UEFA no âmbito de suas atividades e ao espírito de competição no futebol”, completou o clube de uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2018.
No fim de março, a união de futebol da Rússia disse considerar a mudança da UEFA para a AFC (Confederação Asiática de Futebol). Se isso acontecesse, a Rússia mudaria para o torneio asiático de qualificação para a Copa do Mundo e competiria na Copa da Ásia em oposição ao Campeonato Europeu.
Os clubes estariam na Liga dos Campeões da Ásia em vez da Liga dos Campeões da UEFA e na Copa AFC em vez da Liga Europa.
No entanto, a mudança teria que ser ratificada por outras federações asiáticas em processo que parecia longe de ser simples.