Clubes querem criar liga para organizar o Brasileirão

·1 minuto de leitura
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - NOVEMBER 27: Flamengo captain Everton Ribeiro holds the trophy after winning the Brasileirao 2019 after the match against Ceara at Maracana Stadium on November 27, 2019 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images)
Organização do Brasileirão pode passar para os clubes da Série A (Wagner Meier/Getty Images)

Dezenove dos vinte clubes que fazem parte da Série A assinaram um documento que deve ser entregue aos diretores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na tarde desta terça (15), afirmando que desejam criar uma liga para gerenciar o Campeonato Brasileiro. A informação é do site Globo Esporte.

O único clube que não assinou o documento foi o Sport. No entanto, o clube não é opositor da ideia, apenas não tem um presidente após a renúncia do então mandatário Milton Bivar.

Leia também:

Os clubes têm uma reunião marcada com a direção da CBF, comandada pelo interino Coronel Nunes durante a suspensão de Rogério Caboclo, para debater temas como a formação da liga em questão e uma maior participação dos clubes na confederação.

Hoje, as principais decisões da confederação estão nas mãos apenas das 27 federações estaduais de futebol, que votam na Assembleia Geral Administrativa, que toma decisões como a retirada do presidente e a votação das prestações de contas do órgão. Já na Assembleia Geral Eleitoral, que escolhe presidente e vices, os clubes votam, mas ainda tem menos poder que as federações. As federações têm voto peso 3, os clubes da Série A peso 2 e os times da Série B peso 1.

Curiosamente, para que os clubes possam formar essa liga, a medida precisa ser aprovada justamente pela Assembleia Geral Administrativa, em que o poder é todo das federações e nenhum dos times tem direito a voto.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos