Clubes de futebol apostam em corridas de rua usando estádios como atrativo para aproximar torcedores

Corrida com largada no Morumbi, estádio do São Paulo (Foto: Divulgagão/ Ticket Sports)


Grandes clubes do futebol nacional resolveram apostar na corrida de rua para unir duas paixões de torcedores que vão aos estádios e que gostam de praticar o esporte. Entre as instituições que já possuem corridas próprias estão Santos, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Atlético Mineiro, Coritiba, Cruzeiro e XV de Piracicaba.

Ocasionalmente as provas passam por dentro dos estádios dos times, promovendo uma oportunidade única para os torcedores que correm onde seus ídolos jogam. Exemplo disso é a Santos Run, agendada para o dia 20 de novembro, que conta com largada em frente à Vila Belmiro e chegada dentro do campo na lateral do gramado. Já a Fla Run, corrida do Flamengo que acontecerá no dia 11 de dezembro, contará com uma passagem interna por um dos estádios mais conhecidos do mundo, o Maracanã.

O assunto foi tema do podcast "Ticket Sports", que pertence a maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. Para o episódio que abordou o tema, o Ticket Sports teve como convidado Marcos Yano, do Vega Sports, agência de marketing esportivo que promove algumas das principais corridas do gênero, que explica a tendência.

- O diferencial para a construção de marca é que as corridas de time já têm apaixonados pelo tema. É mais fácil de engajar, mas a exigência é muito maior também. O relacionamento entre a organização do evento e do time tem que ser legítimo. Para fazer a corrida do Flamengo, por exemplo, tem que ter flamenguista na equipe. Para a do São Paulo a mesma coisa. A promoção de uma experiência autêntica que apaixone tanto torcedores quanto corredores é indispensável, pois esse público amplia a mensagem e faz com que mais pessoas se interessarem por corridas desse segmento - disse Marcos.

Com distâncias que variam entre 3K e 15KM nas modalidades caminhada e corrida, os eventos tem como objetivo estimular a prática da atividade física incentivando a promoção da qualidade de vida e união entre todos os participantes que unem seu amor e torcida pelos times com a paixão da corrida e busca da saúde. Em alguns dos eventos, provas kids também são contempladas.

- O público que corre é diferente do que vai ao estádio. Por isso é importante fazer o evento dentro do estádio ou na região, é o que encanta os torcedores e atrai um público mais amplo que busca uma experiência diferenciada e completa - afirma Marcos.

Os valores mudam de acordo com o lote e associação dos clubes que por vezes oferecem desconto mediante carteirinha de sócio, normalmente iniciando por volta dos R$ 70 e chegando a cerca de R$ 130 no último lote (inscrições adultos). As inscrições costumam contemplar o evento e hidratação ao longo do percurso, kits com sacola, camisa e medalha oficial do time.

O episódio do podcast por fim constata que eventos do gênero vem em uma onda crescente, diversas corridas em parcerias com times de futebol já foram realizadas em 2022 e outras já estão programadas até o final do ano com inscrições abertas no site e aplicativo TicketSports (iOS e Android), que em breve inicia a Sports Week – temporada de descontos que acontece até o dia 29/11.