Clubes e torcedores repudiam post xenofóbico de diretora do Flamengo

Diretora de responsabilidade social fez ataques contra nordestinos após vitória de Lula nas eleições (Foto: Reprodução)


Após post de cunho xenofóbico de Angela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo e esposa de Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro, torcedores, embaixadas e clubes se posicionaram contra as declarações. Na última segunda-feira, Angela publicou na sua conta do Instagram comentários.

+ Confira times grandes nomes do jornalismo esportivo

Em postagem nas redes, a diretora responsabilizou nordestinos pela eleição de Luís Inácio Lula da Silva. Nas redes sociais, ela declarou apoio público a Bolsonaro.

- Ganhamos onde se produz, perdemos onde se passa férias, bora trabalhar, porque se o gado morrer, o carrapato passa fome - escreveu a diretora da Responsabilidade Social do Flamengo.

O comentário rendeu respostas da torcida do Rubro-Negro, de embaixadas e de clubes da região. De acordo com a pesquisa do "O Globo", em conjunto com o Ipec, divulgada em julho deste ano, 23,6% dos nordestinos torcem para o Flamengo.

- Eu, como nordestino e flamenguista, peço a demissão de Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo e esposa de Rodolfo Landim, presidente do clube, por chamar os nordestinos de carrapato - comentou um torcedor.

Parte da torcida rubro-negra pediu um posicionamento oficial do clube. Até o momento, nenhum comunicado foi realizado.

- E até agora nem uma mísera nota do Flamengo sobre sua diretora que atacou os nordestinos. O Landim não precisa se divorciar dela. Casou com essa coisa, agora aguente! Mas precisa tirá-la do clube! - criticou outro rubro-negro.

Tradicional clube de Maranhão e sétimo colocado na Série B, o Sampaio Corrêa se posicionou contra a declaração da dirigente do Flamengo.

- O Sampaio Corrêa repudia a declaração xenofóbica da Diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, que agrediu o povo nordestino com insultos depreciativos. O Nordeste merece respeito. Nordestinos com orgulho! - emitiu o clube, nas redes sociais.

O clube, que se sagrou tricampeão da Copa Libertadores no último sábado, também é conhecido pela força das embaixadas e consulados, que constituem a Nação Rubro-Negra. A "FlaBahia", fundada em 2008, em Salvador, destacou que os comentários foram uma demonstração rasa de preconceito.

- FLABAHIA: Nota de Repúdio em relação às declarações da senhora Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo.

Além dos torcedores, muitos jornalistas comentaram sobre o assunto na noite desta terça e na manhã desta quarta-feira. Assim como nas publicações de grupos de torcida, os profissionais destacaram a função de Ângela Machado no clube.

O Flamengo enfrenta o Corinthians, nesta quarta-feira, no Maracanã. O duelo ocorre às 21h30, com transmissão da Rede Globo. A equipe de Dorival Jr será recebida pela torcida carioca com festa, por conta do tricampeonato da Libertadores, conquistado no último sábado, em Guayaquil.