Clube chileno pode ser banido do futebol por contratos irregulares

·2 min de leitura
Deportivo Melipilla se salvou em campo, mas se complicou nos tribunais. Foto: Divulgação
Deportivo Melipilla se salvou em campo, mas se complicou nos tribunais. Foto: Divulgação

O Deportivo Melipilla, clube que jogou a última temporada na Primeira Divisão do Futebol Chileno, acaba de ser banido do futebol profissional por irregularidades nos contratos de seus jogadores que vão contra as regras estabelecidas pelo regulamento da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP).

A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (27), semanas após o término do campeonato chileno.

Leia também:

O Tribunal Disciplinar da ANFP emitiu uma nota assegurando que o clube não cumpriu o regulamento e, por isso, decide sancionar o Melipilla Club “com a expulsão da Associação Nacional de Futebol Profissional”.

Assegura também que a Primeira Turma do Tribunal, determinou a decisão que ainda não é definitiva, por unanimidade. O texto especifica que “as reclamações foram feitas, com exceção do que se referia à eventual combinação de resultados”.

A reclamação foi feita pela Universidade do Chile, ameaçada pelo rebaixamento, em plena competição. Em seguida, outros 10 clubes foram adicionados, embora muitos suspeitem das intenções da La U, que lutou o rebaixamento até a última rodada.

A própria decisão reconhece que se baseou nas provas apresentadas pela Universidade do Chile e que, com o apoio dos demais clubes, tudo ganhou mais força.

O artigo que indica a decisão intitula-se “A apresentação de documentação falsa ou adulterada à Associação” e acrescenta que pelo menos quatro quintos do tribunal devem aprovar a expulsão da equipa da ANFP.

O clube de Santiago ainda pode recorrer da decisão e evitar o afastamento do futebol profissional.

A classificação final do campeonato chileno rebaixou Wanderers e o Huachipato, enquanto o Curicó Unido tinha que disputar o acesso contra o Deportes Copiapó. O Melipilla, que havia sido salvo por saldo de gols, agora ocupa a última colocação por suspensão e muda todo o cenário do rebaixamento.

O Santiago Wanderers segue rebaixado, mas o Huachipato agora terá a chance de se salvar e evitar a queda, enquanto Curicó não enfrenta mais o perigo.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos