Clayton agrada em esperada estreia e pode ser arma contra falha do Timão

Gabriel Carneiro

Alvo de interesse da diretoria do Corinthians desde que surgiu como revelação do Figueirense, o atacante Clayton estreou pelo clube de São Paulo neste sábado, no duelo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista, contra o Botafogo. O novo camisa 9 da equipe de Fabio Carille entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo, na vaga do volante Camacho, e participou de poucas ações. Apesar disso, o desempenho agradou ao comandante, que vê nesta novidade a possibilidade de corrigir um dos problemas da equipe na temporada: a falta de profundidade nos lances de ataque.

- Clayton é um jogador de velocidade, de lado, que pode dar profundidade, é o que tem faltado à nossa equipe. Fiquei feliz pelos lances - diagnosticou Carille.

Profundidade é a tentativa de fazer com que a linha de defesa do adversário caminhe em direção ao próprio gol, ou seja, recue. Isso aumenta o espaço do jogo e faz com que o time que tem a bola siga em busca do alvo, com possibilidades de levantamentos na área ou outros lances do tipo. Diante do Botafogo-SP, o Corinthians não acertou nenhum cruzamento em dez tentativas e errou 34 em 50 lançamentos longos. Isso ajuda a explicar a razão de terem sido apenas duas finalizações certas ao longo do jogo.

Em 20 partidas na temporada, o Corinthians marcou 23 gols, média de 1,15 por jogo. Em compromissos oficiais, foram 18 gols em 17 partidas, agora com média de 1,05 por jogo. Apesar da defesa sólida, Carille tem preocupações com a construção ofensiva do Corinthians para a sequência das competições.

Além do Campeonato Paulista, que agora afunila para sua fase mata-mata, o Corinthians ainda está envolvido na disputa da Copa Sul-americana, que tem início na próxima quarta-feira diante da Universidad do Chile, e na Copa do Brasil, em que a quarta fase começa a ser disputada a partir da semana posterior. Clayton só não estará apto para a Copa do Brasil. Em todas as outras competições, poderá ser a arma do Corinthians por mais profundidade.







E MAIS: