Cineasta chinês Zhang Yimou voltará a dirigir a abertura dos Jogos de Pequim

·1 min de leitura
(Arquivo) O aclamado diretor chinês Zhang Yimou (AFP/Filippo MONTEFORTE) (Filippo MONTEFORTE)

Depois da cerimônia de abertura espetacular dos Jogos Olímpicos de 2008, o aclamado cineasta chinês Zhang Yimou também se encarregará de dirigir a inauguração dos Jogos de Inverno de Pequim-2022, anunciaram seus organizadores.

Zhang, de 71 anos, prometeu uma abertura "totalmente inovadora", mas admitiu que a pandemia e o clima de inverno limitarão sua escala em comparação com 14 anos atrás, quando contou com cerca de 15.000 figurantes.

O diretor de clássicos chineses como "Sorgo Vermelho" ou "Lanternas Vermelhas" e filmes épicos de artes marciais disse que cerca de 3.000 artistas participarão desta cerimônia.

Zhang afirmou que apresentará "uma ideia ousada" para o caldeirão olímpico que levará em conta conceitos como "a proteção ambiental e as baixas emissões de carbono".

A televisão estatal CGTN afirma também que Zhang usará elementos do Ano Novo chinês. Essa festividade é celebrada este ano em 1º de fevereiro, apenas alguns dias antes dos Jogos que acontecerão de 4 a 20 de fevereiro.

"Estou muito nervoso. Acredito que é totalmente inovadora e que as pessoas ficarão realmente surpreendidas", disse Zhang em declarações à agência Xinhua.

bur-dma/jfx/dbh/aa

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos