Cinco recordes de Vanderlei Luxemburgo no futebol brasileiro

André Schmidt
LANCE!


Natural de Nova Iguaçu, Vanderlei Luxemburgo comemora 68 anos de idade nesse domingo. Uma celebração que normalmente aconteceria dentro de campo, onde gosta de estar o treinador e ex-jogador. Entre a vida de atleta e técnico, já são 50 anos de futebol apenas como profissional.

Uma carreira vitoriosa, principalmente no comando técnico. Ex-lateral de Flamengo, Internacional e Botafogo, Luxemburgo assumiu a sua primeira equipe, o Campo Grande, do Rio de Janeiro, em 1983, após ser preparador físico de América, também carioca, e Vasco. De lá pra cá, nesses 37 anos na função, conquistou diversos títulos e bateu muitos recordes.

Com cinco títulos conquistados, Vanderlei é o treinador com mais taças levantadas junto de Lula, comandante do Santos de Pelé, pentacampeão nacional na década 60. Luxa foi campeão com o Palmeiras em 93 e 94, o Corinthians, em 98, o Cruzeiro, em 2003, e Santos, em 2004.



Não é à toa que Luxemburgo é o técnico com mais vitórias desde 1971, com 342 triunfos, e também da era dos pontos corridos, implantada em 2003. No formato atual, foram 214 êxitos dos times comandados por Vanderlei, um a mais que Muricy Ramalho.

Mais títulos, mais vitórias e também, claro, mais jogos disputados na Série A. Em 2019, quando ainda estava no Vasco, o treinador chegou a 483 partidas na era dos pontos corridos, superando Cuca, com 481. Em toda a história, Vanderlei lidera com mais folga: são 746 jogos, 211 a mais que Abel Braga.

RECORDES DE VANDERLEI LUXEMBURGO

Técnico com mais títulos no Brasileiro: 5
Técnico com mais vitórias na história do Brasileiro: 342
Técnico com mais jogos na história do Brasileiro: 746
Técnico com mais vitórias na era dos pontos corridos: 214
Técnico com mais jogos na era dos pontos corridos: 483









Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também