Cinco grandes rivalidades do LoL

A grande rivalidade do League of Legends no mundo. As duas maiores e mais tradicionais equipes do mundo, KT Rolster e SK Telecom fazem duelos memoráveis desde antes da popularização do esporte e são, praticamente, Real Madrid e Barcelona dos e-sports. Foto: AP

Assim como em todo esporte, as rivalidades fazem parte do cenário de e-sports. No League of Legends, a situação não é diferente e grandes rivais se enfrentam constantemente e escrevem as páginas da história do jogo a cada encontro. As rivalidades podem acontecer entre equipes ou até mesmo entre jogadores específicos. Aqui listamos cinco dos principais confrontos que agitam os apaixonados pelo game.

Por Guilherme Sacco

KT Rolster x SK Telecom – A grande rivalidade do League of Legends no mundo. As duas maiores e mais tradicionais equipes do mundo, KT Rolster e SK Telecom fazem duelos memoráveis desde antes da popularização do esporte e são, praticamente, Real Madrid e Barcelona dos e-sports. Há quem diga que a rivalidade é mais velha que o League of Legends em si, devido a competição entre as duas patrocinadoras das equipes, as principais empresas de telecomunicação da Coréia.

As equipes norte-coreanas estão sempre entre as grandes favoritas para a conquista de qualquer torneio que disputam e já protagonizaram algumas partidas inesquecíveis, normalmente em fases finais de torneio, como na mais recente delas, a final do Spring Split coreano em que, com show de Faker, a SKT fez 3-0 na KT e garantiu o título.

CounterLogic Gaming x Team SoloMid – CounterLogic Gaming e Team SoloMid é considerada a primeira e maior rivalidade do cenário norte-americano de League of Legends e e-sports em geral. Tudo começou quando Andy “Reginald” Dinh deixou a CLG para fundar a sua própria equipe, a TSM que já nascia como rival. Desde então, ambas disputam o topo dos rankings norte-americanos (a TSM é a única norte-americana a estar presente em todos os mundiais) e fazem partidas acirradas.

A rivalidade tomou maiores proporções no final de 2015 quando Yiliang “Doublelift” Peng deixou a CounterLogic para se transferir para a SoloMid em um movimento que é considerado até hoje uma “traição impensável”. Com a mudança, 2016 se transformou no ano mais quente da rivalidade, com a CLG vencendo o Spring Split por 3 a 2 contra a TSM na final e com a Solo se vingando fazendo 3-0 nas semifinais do Summer Split.

Fnatic x SK Gaming – A grande rivalidade do cenário europeu não começou no League of Legends. Conhecidas por suas equipes de Counter-Strike, Fnatic e SK Gaming formam a maior rivalidade de CS:GO e são como água e óleo. Com o investimento de ambas as equipes em League of Legends, a rivalidade foi mantida e segue grande também no novo game.

Com grande força na Europa, as equipes se enfrentam diversas vezes por temporada e a rivalidade só vem crescendo, deixando cada vez mais de lado a parte do CS:GO e ganhando uma história no LoL.

SK Telecom x ROX Tigers – Uma das equipes que mais tem se destacado nos últimos anos, a ROX Tigers busca seu espaço entre as gigantes do cenário mundial de League of Legends e, para isso, nada melhor que rivalizar com uma das duas principais, certo?

Tudo começou em 2015 quando as equipes se encontraram no Spring coreano e depois decidiram o mundial, com vitória da SKT por 3-1. Em 2016, SKT e Tigers voltaram a se enfrentaram na decisão do Spring Split coreano e uma nova derrota por 3-1 fez a ROX virar “freguesa” da SKT e esquentou de vez a rivalidade.

NRG x Echo Fox – Ao melhor estilo Wolverine x Dente de Sabre, essa rivalidade norte-americana traz duas equipes muito parecidas, mas que, no final das contas, são rivais. Ambas são equipes medianas com bastante potencial de crescimento, apoiadas por celebridades no investimento financeiro e até mesmo as cores são parecidas.

O que as difere, porém, é a mentalidade. Enquanto a NRG se preocupa mais com passar uma imagem de uma equipe que as pessoas gostem de torcer, a Fox se preocupa apenas em vencer e não se importa em como será vista. Apesar de serem duas equipes que não figuram no cenário mundial, é uma rivalidade intensa e que, mesmo sem o brilho das mais populares, merece atenção.