Cinco favoritos nos cinco jogos da quarta fase da Copa do Brasil

Imagem do sorteio da Copa do Brasil. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Favorito, explica o dicionário, é a agremiação esportiva que tem mais chances de vencer um confronto. Não significa, portanto, que necessariamente o apontado como detentor de mais possibilidades, por diversos critérios, será o vencedor.

Com essa explicação óbvia, porém necessária já que muita gente teima em interpretar ironicamente que, para o jornalista que emite opinião, o favorito já ganhou antecipadamente, há de forma clara cinco clubes destacados para os confrontos da quarta fase da Copa do Brasil temporadas 2017. Vejamos abaixo o que o sorteio desta sexta-feira determinou:

Sport x Joinville
Cruzeiro x São Paulo
Corinthians x Inter
Fluminense x Goiás
Vitória x Asa ou Paraná

Assim, neste cenário, Sport, Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vitória estão bem à frente dos concorrentes. Em nenhum dos cinco embates há equilíbrio de forças e todos que estão em negrito na tabela de cima estão jogando um futebol melhor, mais organizado e consistente, com amplas condições de, em duas partidas, dominarem as ações.

Assim, o quinteto tem tudo para se unir aos 11 clubes pré-classificados de forma biônica (ou seja, sem precisar entrar em campo, se aproveitando de um regulamento fora de propósito e feito para, politicamente, agradar aos dirigentes) para as oitavas de final (Palmeiras, Santos, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Atlético-GO, Santa Cruz e Paysandu).