5 dicas para relaxar antes de uma entrevista de emprego

Yahoo Finanças
Foto: Getty
Foto: Getty

Se as entrevistas de emprego são estressantes para você, bem-vindo (ou bem-vinda) ao clube.

SIGA O YAHOO FINANÇAS NO INSTAGRAM

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

BAIXE O APP DO YAHOO FINANÇAS (ANDROID / iOS)

De acordo com uma pesquisa da Harris Interactive e do Everest College, 92% das pessoas ficam ansiosas para responder a perguntas de um possível empregador sobre suas habilidades e experiências, e 17% consideram o medo de ficar nervosas a principal preocupação. 

Leia também

Até os candidatos mais confiantes podem sucumbir à pressão de uma entrevista. Você pode até ser a pessoa certa para o cargo, mas o nervosismo pode afetar o seu desempenho na entrevista e, se você se desesperar, toda a sua preparação pode ir por água abaixo. 

Por isso, se você tem dificuldade para manter a calma antes ou durante as entrevistas de emprego, confira estas dicas.

Planeje-se com antecedência 

O primeiro passo é se preparar bem e manter a calma e a confiança antes da entrevista. Meg Burton, coach executiva e de carreira, recomenda pesquisar sobre a empresa e buscar o máximo de informações no site deles, nas redes sociais e em artigos ou matérias jornalísticas relevantes. 

“Use o LinkedIn – veja quem são os entrevistadores, siga a empresa, conheça os funcionários e leia os comentários nos sites Indeed ou Glassdoor para saber o que eles falam da experiência de trabalhar lá”, afirma ela. 

Outra dica útil é organizar o caminho até a entrevista. “Planeje seu trajeto – veja como chegar à empresa com antecedência, qual é o melhor meio de transporte, se tem estacionamento disponível”, diz Meg. “Faça uma preparação pessoal – pense em como se vestir para se sentir confiante, um novo corte de cabelo, roupa e sapatos novos etc.” 

Anote suas realizações e pratique suas respostas 

“Prepare-se para contar suas histórias de sucesso – defina os exemplos que você vai usar para responder às perguntas relacionadas à competência”, afirma Meg. 

Também é uma boa ideia praticar e ensaiar possíveis respostas às perguntas da entrevista com alguém que você conhece, além de fazer uma limpeza geral nos seus perfis de redes sociais para garantir que o entrevistador não veja algo que você não se sinta confortável em mostrar.

Reler a descrição do cargo e o seu CV pode ajudar a definir quais aspectos são mais relevantes para você e a sua experiência. 

“Prepare também perguntas para os entrevistadores – o que é importante saber sobre a empresa e o cargo para descobrir se essa oportunidade é realmente o que você espera”, recomenda Meg.

Tenha uma boa noite de sono 

O nervosismo pode atrapalhar o sono, fazendo você passar uma noite agitada, virando de um lado para outro na cama até o dia clarear. Se puder, evite tomar bebidas alcoólicas na noite anterior para aumentar suas chances de dormir bem. Não usar o notebook e o celular antes de ir para a cama também pode ajudar a pegar no sono. 

A luz azul de ondas curtas da tela desses dispositivos prejudica o sono e nos mantém acordados, segundo um estudo de 2017 da Universidade de Haifa. Além de dormir menos, o sono tem menos qualidade. 

Se estiver difícil pegar no sono, não se desespere. O aplicativo Headspace tem excelentes meditações guiadas para ajudar a relaxar quando você sentir o estresse chegando.

Quando acordar, separe tempo suficiente para se arrumar e tomar um bom café da manhã para começar o dia com o pé direito. 

Evite pensamentos negativos 

É comum as pessoas se convencerem de que não sabem o que estão fazendo, mas Meg aconselha tentar se concentrar na preparação e na pesquisa feita. Leia as anotações que você fez, mas não se esqueça de descansar para chegar à entrevista se sentindo bem e com energia. Evite a correria. 

“Pratique a respiração profunda – inspire pelo nariz e expire pela boca para controlar a adrenalina”, afirma Meg. “Ouça músicas relaxantes no caminho”. 

Fique à vontade 

Muitas pessoas se sentem mal em entrevistas de emprego – o escritório pode parecer asfixiante, as roupas, desconfortáveis, e o nervosismo pode nos deixar com sede e suando. Porém, existem várias maneiras de se sentir melhor e ter um bom desempenho na entrevista. 

“Peça um copo de água para se hidratar e ganhar alguns segundos valiosos para refletir e se concentrar”, aconselha Meg. “Tire o casaco se estiver com calor e avise se o ar-condicionado estiver deixando você com frio”. 

“Encare a entrevista como uma conversa normal – um diálogo para ver se o cargo é adequado para você e se você é a pessoa certa para a empresa”, diz ela. “Não deixe de ser quem você é - não precisa encenar nada”.

Leia também