Cielo vai à final dos 100 m livre no Maria Lenk com quarto melhor tempo

PAULO ROBERTO CONDE, ENVIADO ESPECIAL

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - De volta às competições, Cesar Cielo, 30, registrou o quarto tempo das eliminatórias dos 100 m livre do Troféu Maria Lenk nesta quinta-feira (4). A distância é a primeira disputa individual do nadador no torneio, que é classificatório para o Campeonato Mundial de Budapeste, em julho.

Cielo fez a marca de 49s14, e sairá na raia 6 da final que ocorre na sessão noturna, a partir das 17h30. O paulista é recordista mundial (46s91) e já foi campeão mundial da prova em 2009 -ele também tem um bronze olímpico de Pequim-2008.

O melhor tempo das eliminatórias foi do finalista olímpico Marcelo Chierighini, com 48s46. Bruno Fratus (48s50) e Gabriel Santos (49s12) vieram na sequência. "Foi um bom tempo, mas queria nadar mais rápido. Espero que à tarde eu consiga", disse Chierighini.

"Eu nadei um pouco travado, não consegui me soltar muito", lamentou Fratus. Cielo afirmou que só falaria após a final da distância.

Na terça-feira (2), o campeão olímpico dos 50 m livre em Pequim-2008 disputou o revezamento 4 x 50 m livre e ajudou o Pinheiros a vencer. Na ocasião, Cielo registrou o melhor parcial da prova, com 21s32.

Ele se afastou da natação competitiva por quase um ano após ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio, no ano passado. Depois de flertar com a aposentadoria, porém, decidiu voltar aos treinos em janeiro e fechou acordo para defender o Pinheiros por dois anos.

No Troféu Maria Lenk, Cielo ainda nadará os 50 m borboleta, nesta sexta-feira (5), e os 50 m livre, no sábado (6).