China proíbe jogadores tatuados na seleção de futebol

·1 min de leitura
Zagueiro Zhang Linpeng será um dos afetados pela recomendação do ministério. Foto: Zhong Zhi/Getty Images
Zagueiro Zhang Linpeng será um dos afetados pela recomendação do ministério. Foto: Zhong Zhi/Getty Images

Uma medida do Ministério chinês dos Esportes chamou a atenção dos torcedores de futebol. Jogadores da seleção nacional estão proibidos terem tatuagens e os que já tem ilustrações pelo corpo foram "convidados" para que façam sua remoção. O comunicado justifica que o governo do país se esforça para conter "modas" que chama de "vulgares".

A orientação não chega a ser uma novidade, já que desde 2018, o governo chinês orienta aos atletas que possuem tatuagens pelo corpo a cobrirem as artes. Como no futebol as tatuagens viraram marcas dos jogadores, caso por exemplo do zagueiro Zhang Linpeng, do Guangzhou FC e da seleção nacional, a recomendação chegou pelo fato dos jogadores não mostrarem uma vontade de escondê-las.

Leia também:

O negócio ficou mais sério na última terça-feira (28) quando passou a vigorar uma "proibição formal de fazer novas tatuagens", de acordo com o Ministério dos Esportes.

“Aqueles que já têm tatuagens são aconselhados a apagá-las. No caso de circunstâncias particulares, as tatuagens devem ser cobertas durante treinos e competições”, recomenda o comunicado.

A medida é ainda mais extrema nas categorias de base, já que do sub-20 para baixo, os treinadores estão "terminantemente proibidos" de convocar jogadores com tatuagens.

As tatuagens nunca tiveram tanta popularidade na China, por ser um país considerado conservador. Nos últimos anos os jovens das grandes cidades começaram a fazer os desenhos em seus corpos e tornaram a prática mais popular no país asiático.

Segundo a AFP, a Federação Chinesa de Futebol já havia ordenado que seus jogadores internacionais encobrissem tatuagens nos últimos anos e também enviou jovens jogadores de futebol para campos militares.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos