'Chegou a hora de retribuir todo o carinho da torcida', diz Belletti em chegada no São Paulo


O lateral-direito Belletti foi apresentado oficialmente pelo São Paulo como o novo técnico de sua equipe sub-20. O pentacampeão do mundo substituirá o ex-meia Alex, que resolveu deixar o Morumbi para tentar uma posição de treinador de algum time profissional adulto.


+ Confira as notas aos jogadores do São Paulo na vitória sobre o Atlético-GO dadas pela equipe do L!

Em sua primeira fala como novo comandante da principal categoria de base tricolor, Belletti enalteceu a oportunidade e prometeu retribuir a aposta dada pelo clube em seu nome.

- Não existia melhor forma possível de iniciar a carreira de técnico. Joguei aqui de 1996 a 2002 (Em 99, ele foi emprestado por um ano para o Atlético-MG), conheço a casa, sei o que significa essa instituição. Quando me fizeram a proposta, fiquei muito feliz, pois é um momento importante na minha vida pessoal e profissional. Foram anos incríveis como jogador e chegou a hora de retribuir todo o carinho da torcida.

O novo treinador já acompanhou alguns treinos e jogos dos times sub-20 e sub-17 e tem bem definido como pretende trabalhar com os atletas.

- Eu não abro mão de comprometimento e profissionalismo, independente da idade. Passando isso aos atletas, entra o conhecimento técnico adquirido ao longo dos anos. Tive a oportunidade de trabalhar com os melhores da minha geração como Ancelotti, Mourinho, Parreira, Felipão, Luxemburgo, entre outros. Os garotos precisam entender que estar no São Paulo, você entra sempre para ganhar e é preciso se acostumar com isso já na base. A história desse clube é gigante, a torcida é maravilhosa. Devemos respeitar tudo isso sempre.

Como jogador, Belletti conquistou diversos títulos, inclusive a Champions League 2005/06 e a Copa do Mundo de 2002. Pelo São Paulo, ele disputou 207 jogos, foram 96 vitórias, 63 empates e 48 derrotas. Ele marcou 15 gols e fez parte do time campeão do Torneio Rio-São Paulo de 2001 e do Paulista de 2000. Ele também fez parte do elenco que foi campeão paulista de 1998.

Será a primeira vez que Belletti assumirá como treinador, mas ele já tem experiência no banco de reservas. No ano passado, ele trabalhou como auxiliar-técnico do Cruzeiro. Além disso, ele tem a licença PRO da CBF. O acerto com o São Paulo saiu após três reuniões e conversas, inclusive, com a diretoria do futebol profissional.

- Todo mundo fala da estrutura de Cotia, mas quero valorizar também a estrutura humana. Poder trabalhar com o Zetti, com o Altair Ramos, que foi meu preparador físico, e com tanta gente competente, inteligente e com vivência no futebol, me motiva demais.

Belletti chega com contrato válido por uma temporada e junto com ele, vem também o seu auxiliar e irmão, Patrick Cezar Belletti, que tem experiência de ter trabalhado como treinador, assistente e preparador físico de futebol de base e profissional. O ex-jogador assume o cargo que era de Alex de Souza tendo como primeiro grande desafio, a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontecerá em janeiro do ano que vem.

- Nosso time da base passa a ter a força e o conhecimento deste multicampeão. Será importante para a formação dos novos talentos e para o futuro do nosso amado Tricolor contar com o Belletti em Cotia - disse o presidente são-paulino, Julio Casares.

> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!