Chega de racismo: levantamento expõe o infeliz fato de que o preconceito é recorrente

Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista . Essa foi uma das frases que Taison, atacante brasileiro do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, publicou em novembro deste ano depois de ser vítima de racismo por parte da torcida do Dinamo de Kiev . E é inspirada nela que a Goal vai atualizar nesta matéria, ao longo de todo o ano, os casos de racismo que forem noticiados no futebol mundial.

Até 20 de novembro de 2020, próximo Dia da Consciência Negra, a Goal vai expor nesta matéria todos os episódios de racismo que forem noticiados mundo afora e estiverem ao nosso alcance para mostrar que, infelizmente, ainda é preciso muito mais do que lamentação para combater essa forma de preconceito. Queremos mostrar o preocupante cenário e, em cima dele, ajudar a carregar a bandeira do respeito na luta contra o racismo

Chega de racismo.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

 

05 de janeiro de 2020: Balotelli e Itália... mais uma vez

2020-01-05 Mario Balotelli
2020-01-05 Mario Balotelli
(Foto: Getty Images)

Mario Balotelli, do Brescia, expressou sua frustração com os torcedores da Lazio depois de sofrer abuso racial durante uma derrota por 2 a 1 no domingo.

Um anúncio no estádio foi feito explicando que o jogo seria interrompido se o abuso racial não diminuísse.

"É uma perda que dói, mas vamos voltar mais fortes e estamos no caminho certo!", disse Balotelli ao lado de um vídeo do gol que marcou contra os romanos.

04 de janeiro de 2020: racismo na Espanha

Éder Militão Real Madrid 2019
Éder Militão Real Madrid 2019
(Foto: Getty Images)

Segundo a rádio Cadena SER, o brasileiro Éder Militão, do Real Madrid, teria sido insultado por Cucurella, do Getafe, que o chamou de "macaco" durante a partida deste sábado (4), que teve vitória Merengue .

Em um determinado momento do jogo, a dupla teria discutido e, segundo a rádio, Cucurella teria dito a Militão: "Cale a boca, macaco". Cucurella negou ter feito tal ofensa.

29 de dezembro de 2019: Thuler e Lincoln

Lincoln Flamengo Santa Fe 18042018 Copa Libertadores
Lincoln Flamengo Santa Fe 18042018 Copa Libertadores
(Foto: Getty Images)

Em uma transmissão nas redes sociais, o zagueiro Thuler chamou o atacante e amigo Lincoln, também do Flamengo, de “Macaco”.

A situação, embora não fosse a intenção inicial do defensor, causou polêmica na internet. Nas redes sociais, Thuler pediu desculpas e Lincoln exaltou a amizade entre ambos.

22 de dezembro de 2019: racismo em clássico londrino

Rudiger Tottenham Chelsea
Rudiger Tottenham Chelsea

(Foto: Getty Images)

Durante o clássico entre Tottenham e Chelsea, no estádio dos Spurs, Rudiger, dos Blues, foi alvo de insultos racistas da torcida rival após ter participado do lance que culminou em expulsão do atacante Son, no segundo tempo. A partir daquele momento, o zagueiro passou a ser perseguido pelos torcedores do Tottenham e a partida chegou a ficar paralisada por alguns minutos.

Após o jogo, o Tottenham divulgou uma nota oficial, afirmou que racismo é "inaceitável" e informou que o caso está sendo investigado. 

"Estamos agora conduzindo uma investigação minuciosa que incluirá o contato com o Chelsea e seus jogadores para suas observações. Qualquer forma de racismo é completamente inaceitável e não será tolerada em nosso estádio. Levamos essas alegações muito a sério e devemos levar o mais forte possível e agir contra qualquer indivíduo que se comporte dessa maneira, inclusive banir do estádio ".

16 de dezembro de 2019: Serie A faz campanha antirracista que é racista

 

Campanha racista Serie A
Campanha racista Serie A

Em resposta aos escândalos citados abaixo, a Serie A italiana resolveu fazer uma campanha contra o racismo: o problema é que a ação, em si, foi racista.

O problema foi que a liga resolveu usar artes que representavam macacos como decoração da campanha, associando a luta antirracista com a figura do animal, utilizado por racistas para ofender negros.

07 de dezembro de 2019: Fred é alvo de insultos no clássico de Manchester

Fred Manchester United Leicester Premier League 10 08 2018
Fred Manchester United Leicester Premier League 10 08 2018

(Foto: Getty Images)

O brasileiro Fred foi alvo de insultos racistas no clássico entre Manchester City e Manchester United, válido pela 16ª rodada da Premier League. Câmeras que faziam a transmissão da partida flagraram um torcedor rival imitando um macaco em direção ao volante dos Red Devils. O torcedor foi identificado e preso pela polícia de Manchester.

Após a partida, o jogador se manifestou. "Não podemos dar atenção a eles, porque é tudo o que eles querem. Somos todos iguais, independentemente da cor da pele, cabelo e sexo. Viemos do mesmo lugar e todos vamos para o mesmo lugar", disse para a ESPN Brasil.

05 de dezembro de 2019: jornal italiano faz capa racista

Chris Smalling Romelu Lukaku Corriere dello Sport
Chris Smalling Romelu Lukaku Corriere dello Sport
(Foto: Getty/Corriere dello Sport)

Na edição de 05 de dezembro de 2019, o tradicional jornal Corriere dello Sport tratou o jogo entre Inter de Milão e Roma de forma explicita e abertamente racista.

A capa colocou de um lado o belga Romelu Lukaku, da Inter, e do outro o inglês Chris Smalling, da Roma, com o título de “Black Friday”.

Não apenas os clubes envolvidos, como outros (Fiorentina e Milan, por exemplo) manifestaram institucionalmente o repúdio pela capa.

27 de novembro de 2019: racismo em jogo da Liga dos Campeões

Romelu Lukaku Inter 2019-20
Romelu Lukaku Inter 2019-20
(Foto: Getty Images)

Em jogo válido pela Champions League, o atacante Romelu Lukaku, da Inter de Milão, foi alvo de insultos racistas da torcida do Slavia de Praga logo após ter um gol anulado pelo VAR.

Mas não foi um fato isolado: a mesma torcida também já dirigiu ofensas ao lateral Nelson Semedo, do Barcelona, em jogo válido pela terceira rodada do mesmo grupo.

25 de novembro de 2019: Balotelli, ofendido 'em casa'

Mario Balotelli Brescia 2019-20
Mario Balotelli Brescia 2019-20

Não bastasse ter sido vítima de ofensas covardes pela torcida adversária durante partida contra o Hellas Verona, pela Serie A italiana, Mario Balotelli ainda foi alvo de uma declaração lamentável do próprio presidente do Brescia, Massimo Cellino , que sugeriu que o atacante estava "se esforçando para se clarear" on time.

Isso semanas após o caso no Vêneto ter motivado falas igualmente repreensíveis por parte do clube, negando o racismo contra o jogador , no que segue uma tradição infeliz que assola o futebol italiano há anos - e que parece longe de cessar.

22 de novembro de 2019: racismo em River x Flamengo

Flamengo x River Plate Libertadores 231119
Flamengo x River Plate Libertadores 231119

A final da Copa Libertadores 2019 proporcionou uma grande festa para Flamengo e River Plate, com torcedores vindo do Brasil e da Argentina para participarem de um momento único de seus clubes do coração. Mas alguns insistiram em estragar o ambiente, como um torcedor argentino que, em meio a uma troca de provocações entre torcidas, foi flagrado imitando um macaco em direção à torcida do Fla , ocasionando uma briga generalizada.

Leia também