Checamos: vídeo em que torcida do Atlético Mineiro ofende Lula é antigo

·1 min de leitura
  • Registro foi feito em há 5 anos e voltou a circular nas redes sociais

  • Gravação foi feita em março de 2016

  • Na ocasião, o time mineiro jogava pela Libertadores

Circula pelas redes sociais um vídeo em que a torcida do Atlético Mineiro ofende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As publicações sugerem que o registro foi feito recentemente, o que não é verdade.

As imagens foram registradas há cinco anos. À época, o time mineiro jogava contra o chileno Colo-Colo no estádio Independência, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ou seja, o vídeo não foi gravado na última partida do Atlético Mineiro no jogo do último fim de semana contra o América-MG.

Gravação antiga voltou a circular nas redes sociais (Foto: Twitter/Reprodução)
Gravação antiga voltou a circular nas redes sociais (Foto: Twitter/Reprodução)

Por meio de uma busca reversa pelos frames do vídeo, a reportagem do Yahoo! encontrou registros das imagens gravadas durante a partida do time mineiro contra o chileno Colo-Colo pela Libertadores, em 16 de março de 2016. Uma coluna da Revista Veja escreveu sobre as manifestações da torcida. Naquele momento, havia registros de protestos contra o então governo petista em diversos estados no país. O vídeo foi gravado três dias depois de protestos contra a então presidente Dilma Rousseff (PT) que aconteceram em diversas capitais do Brasil, entre elas Belo Horizonte.

Em jogo realizado no último fim de semana, contudo, não houve manifestações semelhantes da torcida durante a partida do Atlético Mineiro, ao contrário do que os posts dão a entender.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos