Checamos: Lula não disse que criou o clube Náutico de Pernambuco

·1 min de leitura
  • Trecho de entrevista ao podcast Podpah foi tirada de contexto

  • Na verdade, petista comentou sobre a criação de um time de várzea inspirado no clube pernambucano

  • O Yahoo! verificou trechos da entrevista

Trecho de uma entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao podcast Podpah, exibida no dia 2 de dezembro, circula de forma descontextualizada nas redes sociais.

“Meu amigo a cara nem treme!!! O Náutico tem apenas 120 anos de existência! Taquipariu!”, diz a legenda que compartilha o vídeo fora de contexto. No entanto, a afirmação é falsa.

Trecho de entrevista ao podcast Podpah foi tirada de contexto e tem sido compartilhada nas redes sociais (Foto: Facebook/Reprodução)
Trecho de entrevista ao podcast Podpah foi tirada de contexto e tem sido compartilhada nas redes sociais (Foto: Facebook/Reprodução)

O trecho em questão dá a impressão que o petista teria declarado que fundou o Clube Náutico Capibaribe. No entanto, ao comentar sobre futebol durante a conversa, Lula relatou que se inspirou no clube profissional de Pernambuco para criar um time de várzea com o mesmo nome em São Paulo.

A reportagem do Yahoo! verificou a entrevista exibida no mesmo horário da costumeira live semanal, realizada às quinta-feiras, no canal do presidente Jair Bolsonaro (PL) e registrou o recorde de audiência do podcast.

Um outro trecho da gravação também circula fora de contexto nas redes sociais. A peça de desinformação afirmava que o ex-presidente teria dito que o povo pobre no Brasil é "imbecil e ignorante", o que não é verdade.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos