Checamos: Lewis Hamilton não elogiou Bolsonaro para o New York Times

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·1 min de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Montagem com entrevista falsa circula nas redes sociais

  • Hamilton não concedeu entrevista ao jornal norte-americano elogiando Bolsonaro

  • Piloto inglês já manifestou apoio em protesto pelo impeachment do mandatário brasileiro

Circula pelas redes sociais uma montagem dizendo que Lewis Hamilton teria elogiado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma suposta entrevista ao jornal The New York Times. A informação é falsa.

A peça de desinformação começou a ser compartilhada depois que o piloto inglês venceu o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 em Interlagos, no último final de semana.

A reportagem do Yahoo! Notícas por meio de uma busca avançada não encontrou qualquer registro de declaração similar feita por Hamilton ao jornal norte-americano.

Montagem com informação falsa é compartilhada por apoiadores do presidente nas redes sociais. Hamilton não concedeu entrevista elogiando Bolsonaro (Foto: Twitter/Reprodução)
Montagem com informação falsa é compartilhada por apoiadores do presidente nas redes sociais. Hamilton não concedeu entrevista elogiando Bolsonaro (Foto: Twitter/Reprodução)

Muito menos existe qualquer registro de elogios a Bolsonaro nas redes sociais de Lewis Hamilton. Pelo contrário, em diversas ocasiões o piloto fez críticas ao mandatário brasileiro. Em 31 de maio deste ano, ele publicou um vídeo em em seus stories no Instagram com protestos pedindo o impeachment do atual presidente: “Meu coração está com vocês, Brasil”. Escreveu Hamilton no post.

Também não há registro de que o piloto seja o autor da frase que aparece na montagem: “Sempre disputei corridas no Brasil e nunca vi o povo tão feliz quanto no governo Bolsonaro”. A mensagem falsa ainda diz que o suposto elogio teria sido feito na frente do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cotado à disputa eleitoral de 2022.

The New York Times não fez nenhuma menção ao GP de São Paulo, realizado no último domingo. A última notícia sobre a competição no Brasil foi publicada no site do jornal no dia 29 de outubro.

O conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa e Estadão Verifica.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos