Checamos: é falso que imagem mostra Tite fazendo homenagem no túmulo de Fidel Castro

·1 min de leitura
  • Posts enganam ao dizer que homem na foto é técnico Tite

  • Homem que aparece na imagem, na verdade, é o presidente cubano Miguel Díaz-Canel

  • Desinformação tem sido compartilhada nas redes sociais

Posts que circulam nas redes sociais compartilham uma imagem em que um homem aparece prestando uma homenagem no túmulo de Fidel Castro, ex-presidente de Cuba. As publicações compartilhadas alegam que o sujeito que aparece na registro seria Tite, técnico da Seleção Brasileira de Futebol, mas não é verdade.

Homem que aparece na imagem é o presidente cubano Miguel Díaz-Canel e não o técnico Tite (Foto: Twitter/Reprodução)
Homem que aparece na imagem é o presidente cubano Miguel Díaz-Canel e não o técnico Tite (Foto: Twitter/Reprodução)

“Tite fazendo reverência no túmulo de Fidel Castro”, diz a descrição de uma publicação. O homem que aparece de máscara e apoiando a mão direita no monólito é o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que visitou o cemitério de Santa Ifigênia, em Santiago de Cuba.

Uma busca reversa pela imagem revela, contudo, que a imagem não foi feita recentemente. O registro foi feito pelos Estudios Revolución em 29 de outubro de 2020. Na ocasião, Díaz-Canel também prestou homenagem a outras pessoas falecidas.

Em sua conta nas redes sociais, o presidente cubano registrou o momento e compartilhou a imagem com os seus seguidores.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos