Champions League pode abandonar semifinais em ida e volta

Ideia de reformular fase final da Champions League é vista com bons olhos pela UEFA.
Ideia de reformular fase final da Champions League é vista com bons olhos pela UEFA. Foto: (Charlotte Wilson/Offside/Offside via Getty Images)

O atual formato da fase final da UEFA Champions League pode estar com os dias contados. De acordo com informações publicadas pelo jornal britânico The Times, a UEFA e a Associação dos Clubes Europeus (ECA), têm a intenção de tornar a reta final do maior torneio do continente europeu, a partir da temporada de 2024/2025, em decisões de apenas um jogo, mudando de 'mata-mata' para 'mata'.

Vista com bons olhos desde a primeira temporada sob o regime de quarentena por causa da pandemia de Covid-19, quando a fase final da Champions League teve sede única, em Lisboa, e partidas eliminatórias com apenas um jogo, a mudança, se aprovada, será efetivada quando a competição mudar seu formato, daqui dois anos.

Leia também:

Ainda em debate, a mudança, se aprovada pelas assembleias realizadas pela UEFA e pela ECA, teria de passar pelo aval das grandes ligas nacionais da Europa. Aleksander Ceferin, presidente da entidade máxima do futebol europeu, e Nasser Al-Khelaifi, presidente do Paris Saint-Germain e da associação de clubes, se mostraram favoráveis à mudança em contato realizado pelo periódico inglês.

Buscando fomentar o turismo, a ideia da UEFA e da ECA iria atrair, de acordo com estudos realizados pelas entidades, mais de 100 mil pessoas nas cidades de grande porte (Londres, Paris, Madri, Berlim, Istambul, Roma e outras grandes capitais do continente) que teriam condições de abrigar o novo formato do torneio.

Os clubes europeus estão trabalhando para sugerir à Uefa uma mudança na qualificação para a Champions League. Segundo o jornal inglês “The Guardian”, membros da Associação Europeia de Clubes querem que duas vagas para o torneio de clubes mais importante do mundo sejam reservadas para equipes que tenham o maior coeficiente europeu.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos