Champions League: os favoritos e craques de cada grupo!

Goal.com

Foram definidos os grupos da edição 2018-19 da UEFA Champions League, e não faltarão grandes jogos, reencontros e duelos entre alguns dos melhores clubes do futebol europeu.

Abaixo, confira quem são os dois favoritos de cada chave para avançarem às oitavas de final da competição e por que acreditamos nisso!

GRUPO A: ATLETI É O PROTAGONISTA

(Foto: Getty Images)

A atual Champions já será importante para o Atlético de Madrid por um motivo especial: a grande decisão será realizada em seu estádio, o Wanda Metropolitano. Além disso, os atuais campeões da Europa League mantiveram Antoine Griezmann, seu principal craque, e fizeram boas contratações – como o francês Thomas Lemar.

Com um sistema defensivo muito sólido, e cada vez mais jogadores de qualidade para criar jogadas e finalizarem da melhor forma, a equipe de Diego Simeone é a grande favorita no grupo que também conta com Borussia Dortmund e Monaco, que deverão duelar arduamente pela segunda vaga. Quem não deve fazer muita coisa é o Club Brugge, da Bélgica.

Favoritos: Atlético de Madrid e Borussia Dortmund

Craque do grupo: Antoine Griezmann (Atlético de Madrid)

Já conquistou a Champions: Borussia Dortmund (1997)

GRUPO B: OBRIGAÇÃO CATALÃ

(Foto: Getty Images)

Ainda que a chave seja extremamente equilibrada, a grande força é o Barcelona. E após temporadas consecutivas de eliminações nas quartas de final, o time de Messi, Suárez e Philippe Coutinho sabe da responsabilidade em fazer melhor no certame europeu. Com um time equilibrado e um craque como o seu camisa 10, o Barça desponta como maior favorito.

Logo depois vem o Tottenham, que manteve o artilheiro Harry Kane e vê um Lucas Moura cada vez mais confiante sob o comando de Maurício Pochettino. Mas também é bom abrir os olhos com a Internazionale de Milão do goleador Mauro Icardi, que volta a disputar o principal torneio da Europa. Correndo muito por fora, o PSV holandês.

Favoritos: Barcelona e Tottenham

Craque do grupo: Lionel Messi (Barcelona)

Já conquistou a Champions: Barcelona (5x), Inter (3x) e PSV (1988)

GRUPO C: PROMESSA DE INTENSIDADE

(Foto: Getty Images)

Os dois grandes favoritos aqui são Paris Saint-Germain, de Neymar, Mbappé e tantos outros, e o Liverpool, vice-campeão da última temporada e que ainda se reforçou para a atual. Enquanto os ingleses, cinco vezes campeões do torneio, querem retomar o caminho das glórias do passado, o PSG ainda sonha com a sua primeira taça, que o faria mudar definitivamente de patamar.

Também será mais um encontro entre Jurgen Klopp e Thomas Tuchel, respectivos técnicos de Liverpool e PSG. Tuchel herdou o Borussia Dortmund de Klopp, entre 2015 e 2017, por ser visto como um comandante com ideias até certo ponto semelhantes: velocidade para sair em contra-ataque, pressão forte na saída de bola adversária... ou seja, o confronto promete pela quantidade de craques, mas também pela certeza de encontros eletrizantes!

(Foto: Getty Images)

Outros times que prometem vender caro seus resultados são o Napoli e o Estrela Vermelha.

Favoritos: PSG e Liverpool.

Craque do grupo: Mohamed Salah (Liverpool)

Já conquistou a Champions: Liverpool (5x) e Estrela Vermelha (1991)

GRUPO D: O MAIS EQUILIBRADO

(Foto: Getty Images)

Ainda que não tenha nenhum candidato ao título, esta é a chave com o maior equilíbrio de forças. Porto, Schalke e Galatasaray são os favoritos e o Lokomotiv, campeão russo, também promete dificultar a vida dos adversários. Difícil fazer qualquer tipo de previsão, mas Porto (campeão português) e Galatasaray (campeão turco) aparecem com mais chances de avançarem.

Favoritos: Porto e Galatasaray

Craque do grupo: Aboubakar (Porto)

Já conquistou a Champions League: Porto (2x)

GRUPO E: TRANQUILIDADE BÁVARA

(Foto: Getty Images)

Embora conte com três clubes que já foram campeões europeus, o Bayern de Munique é inegavelmente o grande favorito. Afinal de contas, ainda que Benfica e Ajax prometam um duelo equilibradíssimo para ver que será a segunda força, não estão mais em um nível tão alto quanto o do campeão alemão. Já o AEK vai surpreender se não ficar em último.

Favoritos: Bayern e Ajax

Craque do grupo: Robert Lewandowski (Bayern)

Já conquistaram a Champions League: Bayern (5x), Ajax (4x), Benfica (2x)

GRUPO F: NAS MÃOS DO CITY

(Foto: Getty Images)

Campeão inglês, o Manchester City tem tudo para se classificar na primeira colocação, e quem aparece como segunda força é o Shakhtar Donetsk. Entretanto, Lyon e Hoffenheim também têm chances de lutarem pela classificação.

Favoritos: Manchester City e Shakhtar

Craque do grupo: Kevin De Bruyne (Man.City)

GRUPO G: FORÇA DAS CAPITAIS

(Foto: Getty Images)

Atual campeão das ultimas três edições, o Real Madrid sempre será favorito ao título – mesmo agora sem Cristiano Ronaldo. E a equipe, agora comandada por Julen Lopetegui, é a grande força nesta chave, seguida pela Roma. O CSKA de Moscou deve ficar na terceira posição, com a vaga para a Europa League, mas pode surpreender. O outro time na chave é o modesto Viktoria Plzen.

Favoritos: Real Madrid e Roma

Craque do grupo: Luka Modric (Real Madrid)

Já conquistaram a Champions League: Real Madrid (13x)

GRUPO H: REENCONTRO PARA CR7

(Foto: Getty Images)

A Juventus terá Cristiano Ronaldo pela primeira temporada neste sonho de reconquistar a Champions League, e o português vai encontrar justamente o clube em que triunfou pela primeira vez no certame continental: o Manchester United.

Embora a equipe inglesa viva uma crise pelos péssimos resultados sob o comando de José Mourinho, ainda é favorita para a segunda vaga. Mas é bom abrir o olho para um Valencia inspirado no ataque. O Young Boys não deve conseguir muita coisa em sua primeira participação.

Favoritos: Juventus e Manchester United

Craque do grupo: Cristiano Ronaldo (Juventus)

Foram campeões da Champions League: Juventus (2x), Man.United (3x)

Leia também