Cerca de 15 mil brasileiros têm WhatsApp clonado por dia; veja como se prevenir

Redação Finanças
·1 minuto de leitura
SPAIN - 2021/03/31: In this photo illustration, the WhatsApp app seen displayed on a smartphone screen and a WhatsApp in the background. (Photo Illustration by Thiago Prudêncio/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
Em 2020, mais de cinco milhões de brasileiros tiveram WhatsApp clonado(Fotoilustração po Thiago Prudêncio/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
  • Brasil tem ao menos 15 mil vítimas de clonagem de WhatsApp por dia

  • Em 2020, mais de cinco milhões foram atingidas

  • Dica mais simples é ativar a autenticação em dois fatores

Por dia, 15 mil brasileiros são vítimas de clonagem no WhatsApp, de acordo com informações do laboratório de cibersegurança da PSafe, o dfndr lab. Esse é o segundo golpe mais cometido durante a pandemia da covid-19, depois dos financeiros.

Leia também:

Somente em 2020, mais de cinco milhões de pessoas tiveram o aplicativo de mensagens clonado.

Como escapar

A dica mais simples, segundo o PSafe, é ativar a autenticação em dois fatores, em que “você cria uma senha que será uma camada extra de segurança para sua conta”.

Women's hand typing on mobile smartphone, Live Chat Chatting on application Communication Digital Web and social network Concept. Work from home.
É importante analisar a abordagem, como a mensagem é escrita e o horário em que é enviada, segundo especialista

Além disso, deve ser usado o bom senso ao receber solicitações financeiras pelo WhatsApp, segundo Maria Inês Dolci, advogada especialista em defesa do consumidor. “Parentes e amigos não ficam pedindo dinheiro por WhatsApp. A pessoa marca uma reunião, encontra com você, não liga no meio da noite com um pedido desesperado de ajuda”, diz Maria Inês.

Também é importante analisar a abordagem, como a mensagem é escrita e o horário em que é enviada, segundo a especialista. Para ela, depois de receber esse tipo de solicitação, o ideal é entrar em contato com o suposto solicitante por outro telefone para confirmar as informações.