Centro de Visitantes Paineiras recebe exposição com relíquias raras do futebol mundial


Os apaixonados por futebol terão a oportunidade de conhecer itens icônicos do esporte no Centro de Visitantes Paineiras, durante o período que marca o início da Copa do Mundo, entre os dias 18 e 27 de novembro. Para visitar a mostra, basta se dirigir ao local das 08h30 às 17h30, a entrada é gratuita.


A Exposição Paixão Nacional apresenta um acervo com itens que contam a história do futebol desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, até os dias atuais.

Entre os objetos que se destacam na exposição, estão a bola e a camisa que o Neymar usou em sua primeira participação na Seleção Brasileira, o passaporte que Domingos da Guia usou no Mundial de 1938, diversas camisas autografadas e vestidas por Pelé, Ronaldo Fenômeno, Messi e outros craques do futebol ao longo do tempo, e até mesmo a placa de inauguração do Maracanã em 1950.

Copa do Mundo
Copa do Mundo

Exposição terá peças raras como camisas autografadas de Pelé e Messi(Foto: Divulgação)

Durante a exposição, a proposta é que o público seja guiado por uma verdadeira viagem pela história das Copas em cada espaço, através de camisas, capas de jornais, álbuns de figurinha, medalhas, ingressos de jogos, bandeiras, entre outros. A programação vai além, proporcionando momentos de interatividade, um acervo digital, áudios de gols e das inesquecíveis músicas-tema de Copas.

+ Áudios do VAR na Copa do Mundo não serão divulgados, diz Fifa

O evento propõe um pontapé inicial na torcida para a nossa seleção na Copa do Mundo FIFA 2022, com atrações para toda a família e amigos: videogames estarão disponíveis para diversão do público, além de mesas de pebolim (totó) e de futebol de botão para unir gerações de torcedores.

+ Qual é a maior seleção? Veja a classificação da “Copa do Mundo em pontos corridos” desde 1930


- Ter a possibilidade de gerar essa conexão com a história do futebol às vésperas da abertura da Copa do Mundo é muito empolgante, não só pelo contato com todos esses artefatos importantes, mas também pelo local em que a exposição se situa. Estar onde a seleção tricampeã se concentrou durante a Copa de 1970 é um privilégio e torna tudo isso ainda mais encantador e nostálgico - comenta Camila Martins, gerente de marketing do Grupo Cataratas.

Exposição Paixão Nacional no Centro de Visitantes Paineiras

Data: 18 a 27 de novembro de 2022
Horário de visitação: 08h30 às 17h30
Entrada: Gratuita
Local: Centro de Visitantes Paineiras (Estrada das Paineiras s/n)